O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

SEQUENCIA DIDÁTICA CHAPEUZINHO VERMELHO


ATIVIDADES SEQUENCIADAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
1° DIA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR gestos, expressões corporais, sons da língua, rimas, além dos os significados e dos sentidos das palavras nas falas, nas parlendas, poesias, canções, livros de histórias e outros gêneros textuais, aumentando gradativamente sua compreensão da linguagem verbal.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conto de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
OBJETIVO: Ouvir e apreciar histórias de diferentes culturas e textos literários lidos pelo professor, observando as ilustrações.

PROCEDIMENTOS: Hoje será apresentado o projeto “ Literatura Infantil” para os alunos, e a primeira história que será contada é “ Chapeuzinho Vermelho”, depois todos serão convidados a fazerem um desenho, depois que todos terminarem será distribuído diversos livros infantis, para os alunos se familiarizarem os livros.




2° DIA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Brincar utilizando criativamente o repertorio da cultura corporal e do movimento.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Atividades motoras finas e amplas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Reunir crianças com diferentes competências corporais e propor experiências que lhes possibilitem a produção criativa de gestos e movimentos, e validar os avanços motores de todas as crianças, respeitando suas características corporais.
OBJETIVO: Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
PROCEDIMENTOS:  Vamos lembrar a história da Chapéuzinho vermelho e falar sobre a floresta, depois vamos brincar com a brincadeira cantada “ Vamos passear na floresta?”
Esta é uma variação do Siga o Mestre onde os alunos acompanham os movimentos da música. 


Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiii, olha lá!
Uma árvore
Vamos subir?
Então vamos!

Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Um rio!
Vamos nadar?
Então vamos!

Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Iiiii, olha lá!
Uma caverna!
Vamos entrar?
Então vamos!

Iiii que pelo é esse?
Iiii que cheiro é esse?
Um gambá!
Vamos correr?
Então vamos!

Iiii olha lá!
Uma barraca!
Vamos entrar?
Então vamos!

Iiiii, olha lá!
Uma porta!
Vamos fechar?
Então vamos!

Ufa! o gambá não entrou!





3° DIA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO

DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR desejos, necessidades, pontos de vista, ideias, sentimentos, informações, descobertas, dúvidas, utilizando a linguagem verbal, entendendo e respeitando o que é comunicado pelas demais crianças e adultos

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar de práticas coletivas nas quais a curiosidade possa ser estimulada;

OBJETIVO: Elaborar e descrever papéis nas brincadeiras de faz de conta;

PROCEDIMENTOS: Vamos conversar sobre os alimentos colocados na cesta da vovó, e falar sobre ter uma alimentação saudável, a importância de comer frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, depois iremos procurar em revistas imagens de alimentos saudáveis para fazermos um cartaz com os alimentos saudáveis.

4° DIA
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: EXPLORAR movimentos, gestos

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;

OBJETIVOS: Explorar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensional idade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.

AÇÕES DIDÁTICAS: Propor situação em que a criança consiga manipular, explorar,

PROCEDIMENTO: hoje iremos contar os personagens da história, com auxílio de palitos de picolé, e depois pintaremos um rolo de papel higiênico, cada aluno escolherá se quer fazer o lobo mau ou a chapeuzinho vermelho.







5° DIA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR sons da língua, além dos os significados e dos sentidos das palavras nas falas, nos livros de histórias aumentando gradativamente sua compreensão da linguagem verbal.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conto de Histórias; Descrição de situações e ambientes;

OBJETIVO: Ouvir, assistir e apreciar histórias de diferentes culturas e textos literários , observando as ilustrações.

PROCEDIMENTOS: Hoje faremos seção Cinema com o desenho da história da Chapeuzinho Vermelho e depois iremos conversar sobre a moral da história, sobre como a Chapeuzinho Vermelho desobedeceu sua mãe, o que eles acham... O vídeo foi retirado do Youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=k8WImcqa64Q. Depois os alunos serão convidados a brincar com massinha de modelar e palitos de picolé, sendo incentivados a fazerem os personagens da história.

6° DIA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Brincar utilizando criativamente o repertório da cultura corporal e do movimento.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Atividades motoras finas e amplas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Reunir crianças com diferentes competências corporais e propor experiências que lhes possibilitem a produção criativa de gestos e movimentos, e validar os avanços motores de todas as crianças, respeitando suas características corporais.
OBJETIVO: Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
PROCEDIMENTOS:  Aprender a parlenda “ Na Casinha da Vovó”, e depois iremos reproduzir a brincadeira, onde é uma variação da brincadeira de estátua, depois de acabar de recitar a parlenda não pode se mexer. Depois os alunos farão o registro da parlenda. Essa brincadeira está disponível no Youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=WWnrOw-c9tw postado por Comunicação Santi, muito bom o vídeo com diversas brincadeiras.

NA CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
BRASIL 2000
QUEM MEXER SAIU






7° DIA

Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens: EXPLORAR movimentos, gestos

Experiências e conhecimentos: Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação;

Objetivos: Explorar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensional idade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.

Ações didáticas: Propor situação em que a criança consiga manipular, explorar,

Procedimento: vamos fazer um cartaz com as estatísticas conforme a preferência dos alunos com os personagens da história Chapeuzinho Vermelho. Os alunos escolherão entre o Lobo, a Chapeuzinho, Caçador e Vovó. Criaremos um gráfico para verificar qual o personagem preferido do Maternal. Cada aluno colou um pedacinho de papel e no final da votação nós contamos para ver quem ganhou, no caso já foi explicado aos alunos o que é um empate.


















8 comentários:

  1. Parabéns pelos conteúdos do site, muito bacanas! Visitem o blog www.estudoeducacao.com.br, vocês vão adorar!

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo professora, melhor ainda pois aborda os campos de experiências e os direitos de aprendizagem. Obrigada por contribuir. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. são ótimas as ideias, realizei algumas com meus pequenos, eles amaram

    ResponderExcluir
  4. Amei!Ótimo conteúdo 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. EDICARLA ALVES DA SILVA26 de julho de 2022 às 17:53

    AMEIII MUITO

    ResponderExcluir
  6. EDICARLA ALVES DA SILVA26 de julho de 2022 às 17:54

    AMEI. oBRIGADA E PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS