Pular para o conteúdo principal

Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II.
 Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,  essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,  desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.


Você vai precisar de:

Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala)
Guache
Papel pardo
1 fotografia de cada aluno

Desenvolvimento:
Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) para que elas fiquem firmes, então seus alunos podem ajudar você, rasgando papeis, fazendo bolinhas até cada um encher sua própria caixa. Feche a caixa e encape-as com papel pardo, assim os alunos poderão pintá-las com tinta guache com suas mãos ou pincéis.
Depois de secas cole a foto de cada um em sua caixa, (uma sugestão é encapá-las com fita transparente grossa ou papel contact, para conservar  mais seu material de trabalho)  e estará pronta a brincadeira!
Você poderá fazer brincadeira de adivinhar quem é,  falar sobre as partes do corpo, pode brincar como blocos de montar, explorar variadas cores conforme a pintura de cada caixa, e várias outras opções de brincadeiras, pode utiliza-lás ao longo do ano letivo, conforme o desenvolvimento de seus alunos.
Algo a mais: Você pode fazer também de alunos que não estão mais presentes na sala, que foram transferidos, que se mudaram de escola ou cidade, desenvolvendo conceitos iniciais de localização, ambiente, distância...

Equipe do Berçário II estão de parabéns, amei a idéia, e já avisei que vou copiar!


Equipe Berçário II
(Estagiária Neusa, Estagiária Eliene, Profª Claudia)

Comentários

  1. Dilma Pereira Marques24 de dezembro de 2014 17:03

    Parabéns,está muito lindo!Adorei e me perdoe,achei tão lindo que copiei.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns irei fazer com os meus alunos

    ResponderExcluir
  3. Amei a sugestão, vou fazer com meus pequenos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Projeto lindo!! vou trabalhar com os meus. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. adorei a idéia também irei copiar kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Muitas sugestões maravilhosas, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de Música

O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho   com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

MÚSICA

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e  comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma  de expressão humana.  Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, fetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do  desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


PIRULITO QUE BATE BATE

Pirulito que bate b…

Atividades com números

Lista de Chamada

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais