Este planejamento foi feito para crianças de 2-3 anos, com a duração de duas semanas para o período vespertino.
Processo de acolhimento das crianças (2-3 anos)
Objetivos
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
Conteúdos
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças
Idade
2 e 3 anos
Tempo estimado
Duas semanas
Materiais necessários
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.
1º dia
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Rotina Apresentar aos alunos
os cartazes da sala de aula, chamada
com os crachás, quantos somos, calendário, e roda de música.
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos:
linguagem oral e escrita
Âmbitos de experiências e
conhecimentos:
Objetivo:Incluir as crianças na
construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
Procedimentos: Será feito inicialmente uma roda de conversa para a apresentação da professora, dos
alunos, do crachá de identificação de
cada um deles. Com o auxilio de um microfone de brinquedo será pedido para cada
um falar seu nome.
Será feita a leitura do livro: O dia em que o monstro veio a escola ( @cantinho do 1˚ ciclo )
Depois de ler a história será feita uma conversa
sobre os combinados e rotina do CEINF.
Logo após será feito um passeio com os alunos pelo ceinf visitando as dependências do local para
conhecer o ambiente escolar e os funcionários.
15:00 Brincadeira
com balões
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com fantasias.
17:00 Saida
Avaliação
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes
das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora
da história - Os três porquinhos
Autor:
_________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos:
Linguagem musical
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: Interagir com os colegas e professora
Objetivo: Aprender as músicas de
rotina do espaço escolar
Procedimentos: Será apresentada a música Bom Dia
Coleguinha Como vai
Bom dia professora como vai
Bom dia professora como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia professora como vai
Bom dia (aluno) como vai
Bom dia (aluno)
como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia (aluno)
como vai
15:00
Desenho com giz de cera ( colocar um barbante embaixo da folha e
pedir para os alunos passarem o giz de cera deitado sobre a folha)
15:30 Jantar
16:00 DIVERSIFICADA: Livros de história infantil, jogos de madeira
para montar, bloco de montar.
16:00 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes
das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora
da história – Chapéuzinho Vermelho
Autor:________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: Matemática
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: tamanhos e grandezas
Objetivo:descobrir suas
características e de seus colegas
Procedimentos: Medir os alunos com fita métrica e
fazer um cartaz com sua alturas e foto de cada um, com todas alturas de forma
crescente, comparando o tamanho dos alunos, ( quem é mais alto? Quem é mais
baixo? Quem é do mesmo tamanho?...).
15:00
Brincadeira Batata Quente - Os alunos formaram um círculo, com
uma das crianças sentada no centro da roda com os olhos vendados. As crianças
que estiverem formando o círculo devem passar a batata – ou a bola – para a
criança da sua direita. Enquanto a batata circula, todas as crianças cantam:
‘Batata quente, quente, quente... Em qualquer momento o jogador que está
vendado no centro da roda pode gritar: ‘Queimou!’. Quem estiver com a batata –
ou outro objeto – nas mãos será o perdedor e ele trocará de lugar com a criança
do centro do círculo e será vendado, e será ele quem gritará ‘queimou’ na
próxima rodada.
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com massinha
16:30 Brincadeira livre
17:00 Saida
Avaliação
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: experiências e conhecimentos com
o ambiente social
Experiências e conhecimentos: participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos
corporais;
Objetivo: conhecer a brincadeira cantada com música “o trem”.
Eu vou andar de trem
Eu vou andar trem,
Você vai também
Só falta comprar a passagem
Passagem do velho trem
Passagem do velho trem
Parou !
Todos: parou!
Mãozinha prá frente
E tchu tchu tcha
E tchu tchu tchá
E tchu tchu tchá
Tchá tchá
Dedinho prá cima
Pezinho prá dentro
Joelhinho dobrado
Cabecinha para o lado
Bundinha prá traz
15:00 Brincadeira com blocos de montar
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira adivinhe quem é? - as crianças sentadas em círculo - professor vai dando
dicas de características físicas, de personalidades, caráter, hábitos,
pertences de um aluno e todos terão que descobrir quem é.
16:30 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: linguagem plástica e artística
Experiências e
conhecimentos: pintura
OBJETIVO: Experimentar
diferentes texturas estimulando a coordenação motora.
PROCEDIMENTOS: Colocar
as crianças sentadas na mesa, disponibilizar papel pardo, tinta e rolinho, para
realizar á pintura, a criatividade e a imaginação.
15:00 Massinha de modelar
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira livre - Brincadeira com brinquedo de casa e
brinquedos diversos
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes
das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora
da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos:
linguagem oral e escrita
Âmbitos de experiências e conhecimentos: Familiarizar-se
aos poucos com as letras de seu nome e de seus colegas.
Objetivo: Conhecer seu nome
e de seus colegas
Procedimentos:
será confeccionado pela
professora um jogo da memória grande com fotos dos alunos e seu nome escrito. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com
as imagens voltadas para cima) e propor
para que determinadas crianças encontrem os pares.
15:00 Brincadeira
dirigida no pátio – brincadeira de circuito
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com fantasias.
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes
das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora
da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos:
Linguagem musical
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: Interagir com os colegas e professora
Objetivo: Aprender as músicas de
rotina do espaço escolar, música “comeu pão
na casa do joão”.
Procedimentos: faça um círculo com as crianças – o professor
canta a 1º vez ____________ comeu pão, na casa do joão a criança citada canta:
eu não foi o _________________ todos cantam e segue a brincadeira até todos
participarem da música.
15:00
DIVERSIFICADA:
Livros de história infantil, jogos de madeira
para montar, bloco de montar.
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira dirigida Colocar
uma venda numa criança e escolher outra criança para que a de olhos vendados
possa descobrir quem é por meio do tato.
16:00 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Rotina Chamada com os crachás. Cantando várias músicas que envolvam os nomes
das crianças, quantos somos, calendário, Roda de História.
14:30 Hora
da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:40 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: Matemática
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: Cores
Objetivo: Reconhecer variadas cores
Procedimentos:
Brincadeira com balões coloridos. Serão enchidas diversos balões
coloridos e a professora perguntará, onde está o balão vermelho? Com quem está
o balão azul? Que balão que está mais
longe?...
15:00
Brincadeira Chefinho mandou – O professor será o mestre e ficará
a frente dos alunos. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão
cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou... 15:30
Jantar
16:00 Brincadeira com massinha
16:30 Brincadeira livre
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e conhecimentos: experiências e conhecimentos com
o ambiente natural
Experiências e conhecimentos: Corpo Humano
Objetivo: Reconhecer partes do corpo;
Procedimentos: Atividade coletiva, escolher um aluno, e pedir que deite-se sobre o
papel pardo, para que a professora, contorne o seu corpo, depois será feita uma
conversa de roda sobre as partes do corpo humano e a necessidade da nossa higiene.
15:00 Brincadeira adivinhe quem é? - as crianças sentadas em círculo - professor vai dando
dicas de características físicas, de personalidades, caráter, hábitos,
pertences de um aluno e todos terão que descobrir quem é.
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira com blocos de montar
16:30 Brincadeira de faz de conta
Brincadeira com casinhas, panelas e sucatas.
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00
Acolhida das crianças
13:20
LANCHE
13:40
Higiene/escovação
14:00 Hora da história - ________________________________________
autor: _________________________________________________________
14:30 Atividade
Âmbitos de experiências e
conhecimentos: Linguagem plástica e artística
Experiências e
conhecimentos: Desenho com diferentes texturas
Objetivo: estimular
a imaginação e a criatividade
Procedimentos: pintura
com giz no papel negro.
15:00 Massinha de modelar
15:30 Jantar
16:00 Brincadeira livre - Brincadeira com brinquedo de casa e brinquedos
diversos
17:00 Saida
Avaliação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
me encantei com tantas ideias, parabéns pelo blog!
ResponderExcluirAmei com tantas ideias, estão de parabéns!
ResponderExcluirGostei muito. Excelentes dicas.
ResponderExcluirMARAVILHOSO
ResponderExcluirAmei...
ResponderExcluirAdorei!!!
ResponderExcluirPerfeito...Parabéns!
ResponderExcluirPerfeito!! Aulas preciosíssimas!!Parabéns peloa dedicação.
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmei tudo mas senti falta de referências quanto ao ritmo das músicas, pois algumas não conheço....
ResponderExcluirAdorei era o que eu procurava 👏👏👏
ResponderExcluirExcelentes ideias!
ResponderExcluirÒTIMO
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirNossa! amei excelentes ideias que irão me ajudar muito. Obrigada.
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirEncantada com tantas ideias!
ResponderExcluiramei muito bom
ResponderExcluirMARAVILHOSAS AS ATIVIDADES! PARABÉNS!!
ResponderExcluir