ÁREA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO SERÁ RECORTADO UM BONECO E O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E ROUPAS
,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.
ÁREA:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR
SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS
PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A
BRINCADEIRA PREFERIDA
ÁREA:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR
SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS
PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A
BRINCADEIRA PREFERIDA
ÁREA:
NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS: PERGUNTAR
OQUE OS ALUNOS SABEM SOBRE A HIGIENE
PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS
BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS
BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA HIGIENIZAÇÃO.
ÁREA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERISTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO, RECORTE UM BONEQUINHO. PEÇA PARA O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E
ROUPAS ,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.
ÁREA: MÚSICA
E MOVIMENTO
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS:
A COBRA E O PEZINHO DE LIMÃO
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA SOBE NO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI SUBINDO VAI, VAI, VAI
VAI SE ENROLANDO VAI, VAI,VAI.
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA DESCE DO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI DESCENDO VAI, VAI, VAI
VAI SE DESENROLANDO VAI, VAI, VAI.
USAR UM FANTOCHE/BONECO PARA DRAMATIZAR A MÚSICA "A COBRA QUE
QUERIA SUBIR NO PEZINHO DE LIMÃO", MAS NÃO TEM PÉ E NÃO TEM MÃO, EXEMPLOS:
O MACACO DISSE QUE USA AS MÃOS E OS PÉS, O LEÃO DISSE QUE USA AS GARRAS, A
GIRAFA ALCANÇA COM O PESCOÇO.
ATÉ QUE UM DOS ANIMAIS LEMBRA A COBRA QUE ELA PODE SE ENROSCAR
PARA SUBIR E DESCER, NESTE MOMENTO CANTAMOS A MÚSICA, ENROLANDO A COBRA NO
PEZINHO DE LIMÃO. DEPOIS CONFECCIONAR COM
AS CRIANÇAS UM CARTAZ PARA EXPOR A MÚSICA.
ÁREA:
NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS: PERGUNTAR
OQUE OS ALUNOS SABEM SOBRE A HIGIENE
PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS
BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS
BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA
HIGIENIZAÇÃO.
ÁREA:
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: CONTAGEM
OBJETIVO: CONTAGEM DAS LETRAS DOS NOMES
PROCEDIMENTOS:
FAZER UM CARTAZ PARA FICAR EXPOSTO NA SALA DE AULA COM TODOS NOMES
DAS CRIANÇAS E TODOS FARÃO A CONTAGEM DAS LETRAS DE SEU NOME.
ÁREA:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: IDENTIFICAR CARACTERISTICAS PRÓPRIAS
PROCEDIMENTOS:
CONVERSA DE RODA SOBRE A COR DOS OLHOS, CABELOS E COR DA PELE.
DEPOIS OS ALUNOS IRÃO PINTAR O DESENHO CONFORME SUA APARÊNCIA.
ÁREA:
NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONFECÇÃO DE UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE
PROCEDIMENTOS: CONFECCIONAR JUNTO COM OS ALUNOS UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE COM ALGUMAS INFORMAÇÕES COMO
NOME, NOME DOS PAIS, FOTO, E CARIMBO DO DEDÃO.
ÁREA:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER SUAS CARACTERISTICAS E DE SEUS COLEGAS
PROCEDIMENTOS: ADIVINHE
QUEM É? - AS CRIANÇAS SENTADAS EM CÍRCULO - PROFESSOR VAI DANDO DICAS DE
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, DE PERSONALIDADES, CARÁTER, HÁBITOS, PERTENCES DE UM ALUNO
E TODOS TERÃO QUE DESCOBRIR QUEM É.
ÁREA:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR
SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE O QUE GOSTA, DÊ PARA AS CRIANÇAS REVISTAS VARIADAS
– (PARA QUE RECORTEM FIGURAS DAS COISAS QUE GOSTAM) DEPOIS FAZER UM TRABALHO DE
COLAGEM COM O TEMA.
SUGESTÃO DE
BRINCADEIRAS
CAUDA DO
DRAGÃO
TODOS OS PARTICIPANTES FICAM EM PÉ, EM UMA FILA INDIANA COM AS
MÃOS NA CINTURA UM DO OUTRO, FORMANDO UM DRAGÃO. O PRIMEIRO INTEGRANTE DA FILA,
REPRESENTANDO A CABEÇA DO DRAGÃO, TERÁ COMO OBJETIVO PEGAR O ÚLTIMO DA FILA,
QUE REPRESENTARÁ A CAUDA. AO SINAL DO EDUCADOR, O "DRAGÃO" PASSARÁ A
SE MOVIMENTAR, CORRENDO MODERADAMENTE, SOB O COMANDO DA CABEÇA QUE TENTARÁ PEGAR
A CAUDA. ESTA, POR SUA VEZ, FARÁ MOVIMENTOS NO SENTIDO DE EVITAR QUE ISSO
ACONTEÇA. A BRINCADEIRA CONTINUARÁ ENQUANTO DURAR O INTERESSE DAS CRIANÇAS.
COBRA CEGA
DE OLHOS VENDADOS, UM DOS PARTICIPANTES SERÁ A CABRA-CEGA QUE
TENTARÁ PEGAR OS OUTROS JOGADORES. O PRIMEIRO A SER PEGO PASSA AO POSTO DE
CABRA-CEGA.
QUEM É O
AMIGO?
VENDAR OS OLHOS DE UMA CRIANÇA E PEDIR QUE ELA PEGUE EM UM COLEGA
E TENTE ADIVINHAR QUEM É ATRAVÉS DO TATO.
ACHE SEU
TESOURO
COLOQUE UM OBJETO DE CADA ALUNO EM UMA CAIXA E VIRE-A NO CHÃO,
DEIXE QUE ELES ACHEM SEUS OBJETOS.( PODE SER FEITA COM OS SAPATOS).
CHEFINHO
MANDOU
UM DOS PARTICIPANTES É ENCARREGADO DE SER O MESTRE E FICARÁ A
FRENTE DOS OUTROS JOGADORES. ELE DARÁ AS ORDENS E TODOS OS SEGUIDORES DEVERÃO
CUMPRI-LAS DESDE QUE SEJAM PRECEDIDAS DAS PALAVRAS DE ORDEM: “CHEFINHO MANDOU”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!