Pular para o conteúdo principal

PROJETO LITERATURA INFANTIL

TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS



JUSTIFICATIVA

A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.

OBJETIVO GERAL

·                    Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
·      Ampliar o vocabulário.



ÁREA DE CONHECIMENTOS


·                    LÍNGUA PORTUGUESA

Vocabulário, Nome próprio, letras.

·                    MATEMÁTICA

Formato, cores, quantidade e textura.

·                    CIÊNCIAS NATURAIS

Animais e higiene.

·                    ARTES

Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.


·                    MÚSICA E MOVIMENTO

Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.


DESENVOLVIMENTO

Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;

Lista de personagens;
Trabalhar linguagem oral e escrita;
Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;


ATIVIDADES PREVISTAS

Conversa informal sobre histórias que gostam;
Cuidado com os livros;
Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
Ler a história;
Debate sobre a história;
Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Desenho livre;
Modelagem dos personagens.
Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros.

RECURSOS

Livros;
Diferentes tipos de papel;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor, giz de cera;
Tesoura;
Massa de modelar;
Aparelho de DVD e CD;
Revistas;
Fantoches e cenários de diversos tipos;
Tinta guache;
CD’S


AVALIAÇÃO

Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

CULMINÂNCIA

Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS

·         O LOBO E OS CABRITINHOS;
·         UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
·         O PATINHO FEIO
·         PINÓQUIO
·         O GATO DE BOTAS;
·         CHAPEUZINHO VERMELHO
·         OS TRÊS PORQUINHOS
·         MOGLI
·         JOÃO E MARIA
·         A GALINHA RUIVA
·         CHAPEUZINHO AMARELO
·         JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
·         MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
·         BOM DIA TODAS AS CORES


REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.


MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades com números

Projeto Alimentação para Maternal

Projeto Alimentação, Saúde e Higiene
Prof. Dessire Fernandes Saldanha


OBJETIVO GERAL: ·Reconhecer os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando  a linguagem oral e visual. ·Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ·Incentivar aos bons hábitos alimentares; ·Incentivar hábitos de higiene, como lavar as mãos, escovar dentes, tomar banho, entre outros. ·Identificar as preferências alimentar dos alunos; ·Conscientizar os alunos sobre a importância de nos alimentamos; ·Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos. ·Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos. ·Reconhecer que o corpo suja, e que há necessidade de higiene diária.
Conteúdos Curriculares
1. Linguagem oral e escrita
• Registro da canção ( A Sopa do Neném)  para visualização das palavras. • Contagem de letras e palavras; discriminação de letras e…

Roda de Música

O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho   com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

MÚSICA

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e  comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma  de expressão humana.  Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, fetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do  desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


PIRULITO QUE BATE BATE

Pirulito que bate b…

CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIEDADE

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Destacar os  diferentes tipos de sabores.
CONTEÚDO: Sabor azedo, amargo, doce e salgado.
PROCEDIMENTO: Destacar os quatro tipos de sabores como doce, salgado, azedo e amargo através da degustação de variados alimentos, como limão, mel, sal e outros.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar a higiene pessoal
CONTEÚDO: Confeccionar um cartaz com hábitos de higiene.
PROCEDIMENTO: confeccionar um cartaz com os alunos sobre higiene pessoal, será usado imagens e embalagens de produtos de higiene ( sabonete, xampoo, escova de dente, escova de cabelo, creme dental...). Será feita roda de conversa sobre os produtos e os alunos ajudarão a colar as embalagens no cartaz.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar uma alimentação saudável
CONTEÚDO: Confeccionar um cartaz com alimentos saudáveis…

Primavera

faça um livro sobre a primavera com seus alunos, são 6 atividades com pinturas ou recorte, depois as reúnas e faça uma capa.
UMA ÁRVORE A BALANÇAR


UMA BORBOLETA A VOAR



UMA FLOR PARA EMBELEZAR



UM PEIXE A NADAR



UM PATO A NADAR



UM SOL A BRILHAR É A PRIMAVERA QUE CHEGOU PARA TODOS ALEGRAR.


Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais