TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar
a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a
fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o
funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer
a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual,
contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
·
Proporcionar momentos de prazer
através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto
e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e
escrita;
• Confrontar realidade e
fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer
um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender
brincando;
• Identificar personagens das
histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas
presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
·
Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
· LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio,
letras.
·
MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e
textura.
·
CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
·
ARTES
Desenhos, pintura, colagem,
dobradura, modelagem e dramatização.
·
MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas,
cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para
conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Apresentar
livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização
e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de
personagens;
●Trabalhar
linguagem oral e escrita;
●Exploração
dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa
informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com
os livros;
●Falar sobre
autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a
história;
●Debate sobre
a história;
●Reprodução
coletiva da história; dramatização de histórias
conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação
de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho
livre;
●Modelagem
dos personagens.
●Montagem de
um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos
(cantinhos da leitura);
●identificação
de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias,
entre outros.
RECURSOS
●Livros;
●Diferentes
tipos de papel;
●Cola branca
e colorida;
●Lápis de
cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de
modelar;
●Aparelho de
DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e
cenários de diversos tipos;
●Tinta
guache;
●CD’S
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto
de acordo com a participação dos alunos.
CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das
histórias do projeto com a participação dos alunos.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
·
O LOBO E OS CABRITINHOS;
·
UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
·
O PATINHO FEIO
·
PINÓQUIO
·
O GATO DE BOTAS;
·
CHAPEUZINHO VERMELHO
·
OS TRÊS PORQUINHOS
·
MOGLI
·
JOÃO E MARIA
·
A GALINHA RUIVA
· CHAPEUZINHO AMARELO
·
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
·
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
·
BOM DIA TODAS AS CORES
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002
Maravilhoso. Parabéns
ResponderExcluirPerfeitíssimo. Está de parabéns!
ResponderExcluiradorei esse plano de aula,me ajudou bastante
ResponderExcluirParabéns pela construção do Projeto, de uma forma objetiva, simples, porém
ResponderExcluirmuito coerente e relevante. Ajudou muito em meus estudos.
Muito bom, me ajudou muito, estava precisando de um para eu poder ter uma ideia de como fazer um projeto para trabalhar com meus alunos.
ResponderExcluir