27 DE MARÇO - DIA DO CIRCO
Justificativa:
O circo é
uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois
durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança,
cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de
magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos
adultos.
Objetivo geral:
Desenvolver
nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a
arte circense.
Objetivos específicos:
-Socializar.
-
Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
-Desenvolver
o gosto pela música.
-Estimular
a concentração e atenção.
-Identificar
cores e formas.
-Desenvolver
o gosto pelo circo;
- Despertar
o gosto pela arte e pela música;
- Conhecer
e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
-Trabalhar
e desenvolver a criatividade e a imaginação;
-Desenvolver
a motricidade ampla e fina;
-
Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
- Executar
movimentos básicos associados ao ritmo;
-Manter o
equilíbrio em diversas posições;
-Desenvolver
e trabalhar noções de tamanho e quantidade.
-Identificar
diversos animais e suas características
Recursos:
Música
Dança
Desenho
Pintura
Brincadeiras
infantis
Jogos
diversos
Literatura
infantil
Vídeos
Cds
Adereços
Desenvolvimento:
- DVD do
desenho Dumbo , Xuxa Circo,
- Conversa
informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
- Relatar
os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
- Músicas
dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
-
Confecções de nariz de palhaço com caixa de ovo;
- Confecção
de cartaz;
- Grafismo;
- Alinhavo,
colagem, pintura com tintas;
- História e
livros diversos;
- Quebra
cabeça do palhaço;
-
Historinhas, poemas e músicas sobre o circo;
- Brincadeiras
dirigidas;
- Treinar
cambalhotas com as crianças;
- Imitar os
animais do circo;
- Exercícios
rítmicos e de equilíbrio;
-Desenhos
com interferência;
-Confecção
de um chapéu de palhaço com chapéu de aniversário.
SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS PARA O DIA DO
CIRCO:
EQUILIBRISTA:
estenda uma corda, cabos de vassoura e/ou coloque pneus no chão, as crianças
caminham sobre eles, se equilibrando.
MÍMICA:
Cada criança recebe uma frase ou nome de algum objeto, animal, etc... e de
través de mímicas mostrar aos colegas, que por sua vez vem adivinhar do que se
trata.
IMITA
BICHO: Em um envelope a professora coloca animais que fazem parte do circo, cada criança sorteia, olha a
sua fia e imita o bicho, para que os demais adivinhem.
Avaliação:
A avaliação
será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo
e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que
possuem.
Bibliografia:
Revista
Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.
O dia-a-dia
do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
amei seu trabalho excelente
ResponderExcluir