Pular para o conteúdo principal

HOJE TEM PALHAÇADA? TEM SIM SENHOR!

27 DE MARÇO - DIA DO CIRCO

Justificativa:
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

Objetivo geral:
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:

-Socializar.
- Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
-Desenvolver o gosto pela música.
-Estimular a concentração e atenção.
-Identificar cores e formas.
-Desenvolver o gosto pelo circo;
- Despertar o gosto pela arte e pela música;
- Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
-Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
-Desenvolver a motricidade ampla e fina;
- Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
-Manter o equilíbrio em diversas posições;
-Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.
-Identificar diversos animais e suas características


Recursos:
Música
Dança
Desenho
Pintura
Brincadeiras infantis
Jogos diversos
Literatura infantil
Vídeos
Cds
Adereços

Desenvolvimento:

- DVD do desenho Dumbo , Xuxa Circo,
- Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
- Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
- Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
- Confecções de nariz de palhaço com caixa de ovo;
- Confecção de cartaz;
- Grafismo;
- Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
- História e livros diversos;
- Quebra cabeça do palhaço;
- Historinhas, poemas e músicas sobre o circo;
- Brincadeiras dirigidas;
- Treinar cambalhotas com as crianças;
- Imitar os animais do circo;
- Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
-Desenhos com interferência;
-Confecção de um chapéu de palhaço com chapéu de aniversário.

SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS PARA O DIA DO CIRCO:

EQUILIBRISTA: estenda uma corda, cabos de vassoura e/ou coloque pneus no chão, as crianças caminham sobre eles, se equilibrando.
MÍMICA: Cada criança recebe uma frase ou nome de algum objeto, animal, etc... e de través de mímicas mostrar aos colegas, que por sua vez vem adivinhar do que se trata.
IMITA BICHO: Em um envelope a professora coloca animais que fazem  parte do circo, cada criança sorteia, olha a sua fia e imita o bicho, para que os demais adivinhem.


Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Bibliografia:
Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.

O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
















Comentários

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA PRONTOS PARA AS PRIMEIRAs SEMANAS DE AULA MATERNAL

Este planejamento foi feito para crianças de  2-3 anos, com a duração de duas semanas para o período vespertino.


Processo de acolhimento das crianças (2-3 anos)
Objetivos
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.

Conteúdos
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças

Idade 

2 e 3 anos
Tempo estimado
Duas semanas

Materiais necessários
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.
1º dia
13:00 Acolhida das crianças 13:20 LANCHE 13:40 Higiene/escovação 14:00   Rotina Apresentar aos alunos os cartazes da sala de…

LIVRO: O DIA EM QUE UM MONSTRO VEIO A ESCOLA

Este livro foi retiado do blog @cantinho do 1˚ ciclo no endereço: http://cantinhodoprimeirociclo.blogspot.com.br/search/label/monstrinhos
Ótimo para ser usado no primeiro dia de aula para estabelecer regras de comportamento e convivência dentro de sala de aula.



















Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Lista de Chamada

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais