O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

ATIVIDADES SEQUENCIADA IDENTIDADE

ÁREA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO SERÁ RECORTADO UM BONECO E  O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E ROUPAS ,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A BRINCADEIRA PREFERIDA


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A BRINCADEIRA PREFERIDA


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS:  PERGUNTAR OQUE OS ALUNOS  SABEM SOBRE A HIGIENE PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA HIGIENIZAÇÃO.


ÁREA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERISTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO, RECORTE UM BONEQUINHO. PEÇA  PARA O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E ROUPAS ,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.


ÁREA: MÚSICA E MOVIMENTO
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS: 

A COBRA E O PEZINHO DE LIMÃO
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA SOBE NO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI SUBINDO VAI, VAI, VAI
VAI SE ENROLANDO VAI, VAI,VAI.
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA DESCE DO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI DESCENDO VAI, VAI, VAI
VAI SE DESENROLANDO VAI, VAI, VAI.
USAR UM FANTOCHE/BONECO PARA DRAMATIZAR A MÚSICA "A COBRA QUE QUERIA SUBIR NO PEZINHO DE LIMÃO", MAS NÃO TEM PÉ E NÃO TEM MÃO, EXEMPLOS: O MACACO DISSE QUE USA AS MÃOS E OS PÉS, O LEÃO DISSE QUE USA AS GARRAS, A GIRAFA ALCANÇA COM O PESCOÇO.
ATÉ QUE UM DOS ANIMAIS LEMBRA A COBRA QUE ELA PODE SE ENROSCAR PARA SUBIR E DESCER, NESTE MOMENTO CANTAMOS A MÚSICA, ENROLANDO A COBRA NO PEZINHO DE LIMÃO. DEPOIS CONFECCIONAR COM  AS CRIANÇAS UM CARTAZ PARA EXPOR A MÚSICA.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS:  PERGUNTAR OQUE OS ALUNOS  SABEM SOBRE A HIGIENE PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA HIGIENIZAÇÃO.


ÁREA: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: CONTAGEM
OBJETIVO: CONTAGEM DAS LETRAS DOS NOMES
PROCEDIMENTOS:
FAZER UM CARTAZ PARA FICAR EXPOSTO NA SALA DE AULA COM TODOS NOMES DAS CRIANÇAS E TODOS FARÃO A CONTAGEM DAS LETRAS DE SEU NOME.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: IDENTIFICAR CARACTERISTICAS PRÓPRIAS
PROCEDIMENTOS:
CONVERSA DE RODA SOBRE A COR DOS OLHOS, CABELOS E COR DA PELE. DEPOIS OS ALUNOS IRÃO PINTAR O DESENHO CONFORME SUA APARÊNCIA.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONFECÇÃO DE UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE
PROCEDIMENTOS:  CONFECCIONAR JUNTO COM OS ALUNOS UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE COM ALGUMAS INFORMAÇÕES COMO NOME, NOME DOS PAIS, FOTO, E CARIMBO DO DEDÃO.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER SUAS CARACTERISTICAS E DE SEUS COLEGAS
PROCEDIMENTOS:  ADIVINHE QUEM É? - AS CRIANÇAS SENTADAS EM CÍRCULO - PROFESSOR VAI DANDO DICAS DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, DE PERSONALIDADES, CARÁTER, HÁBITOS, PERTENCES DE UM ALUNO E TODOS TERÃO QUE DESCOBRIR QUEM É.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE O QUE GOSTA, DÊ PARA AS CRIANÇAS REVISTAS VARIADAS – (PARA QUE RECORTEM FIGURAS DAS COISAS QUE GOSTAM) DEPOIS FAZER UM TRABALHO DE COLAGEM COM O TEMA.


SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS

CAUDA DO DRAGÃO

TODOS OS PARTICIPANTES FICAM EM PÉ, EM UMA FILA INDIANA COM AS MÃOS NA CINTURA UM DO OUTRO, FORMANDO UM DRAGÃO. O PRIMEIRO INTEGRANTE DA FILA, REPRESENTANDO A CABEÇA DO DRAGÃO, TERÁ COMO OBJETIVO PEGAR O ÚLTIMO DA FILA, QUE REPRESENTARÁ A CAUDA. AO SINAL DO EDUCADOR, O "DRAGÃO" PASSARÁ A SE MOVIMENTAR, CORRENDO MODERADAMENTE, SOB O COMANDO DA CABEÇA QUE TENTARÁ PEGAR A CAUDA. ESTA, POR SUA VEZ, FARÁ MOVIMENTOS NO SENTIDO DE EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA. A BRINCADEIRA CONTINUARÁ ENQUANTO DURAR O INTERESSE DAS CRIANÇAS.

COBRA CEGA

DE OLHOS VENDADOS, UM DOS PARTICIPANTES SERÁ A CABRA-CEGA QUE TENTARÁ PEGAR OS OUTROS JOGADORES. O PRIMEIRO A SER PEGO PASSA AO POSTO DE CABRA-CEGA.

QUEM É O AMIGO?

VENDAR OS OLHOS DE UMA CRIANÇA E PEDIR QUE ELA PEGUE EM UM COLEGA E TENTE ADIVINHAR QUEM É ATRAVÉS DO TATO.

ACHE SEU TESOURO

COLOQUE UM OBJETO DE CADA ALUNO EM UMA CAIXA E VIRE-A NO CHÃO, DEIXE QUE ELES ACHEM SEUS OBJETOS.( PODE SER FEITA COM OS SAPATOS).

CHEFINHO MANDOU

UM DOS PARTICIPANTES É ENCARREGADO DE SER O MESTRE E FICARÁ A FRENTE DOS OUTROS JOGADORES. ELE DARÁ AS ORDENS E TODOS OS SEGUIDORES DEVERÃO CUMPRI-LAS DESDE QUE SEJAM PRECEDIDAS DAS PALAVRAS DE ORDEM: “CHEFINHO MANDOU”










PROJETO LITERATURA INFANTIL

TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS



JUSTIFICATIVA

A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.

OBJETIVO GERAL

·                    Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
·      Ampliar o vocabulário.



ÁREA DE CONHECIMENTOS


·                    LÍNGUA PORTUGUESA

Vocabulário, Nome próprio, letras.

·                    MATEMÁTICA

Formato, cores, quantidade e textura.

·                    CIÊNCIAS NATURAIS

Animais e higiene.

·                    ARTES

Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.


·                    MÚSICA E MOVIMENTO

Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.


DESENVOLVIMENTO

Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;

Lista de personagens;
Trabalhar linguagem oral e escrita;
Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;


ATIVIDADES PREVISTAS

Conversa informal sobre histórias que gostam;
Cuidado com os livros;
Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
Ler a história;
Debate sobre a história;
Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Desenho livre;
Modelagem dos personagens.
Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros.

RECURSOS

Livros;
Diferentes tipos de papel;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor, giz de cera;
Tesoura;
Massa de modelar;
Aparelho de DVD e CD;
Revistas;
Fantoches e cenários de diversos tipos;
Tinta guache;
CD’S


AVALIAÇÃO

Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

CULMINÂNCIA

Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS

·         O LOBO E OS CABRITINHOS;
·         UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
·         O PATINHO FEIO
·         PINÓQUIO
·         O GATO DE BOTAS;
·         CHAPEUZINHO VERMELHO
·         OS TRÊS PORQUINHOS
·         MOGLI
·         JOÃO E MARIA
·         A GALINHA RUIVA
·         CHAPEUZINHO AMARELO
·         JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
·         MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
·         BOM DIA TODAS AS CORES


REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.


MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002 

ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS