Pular para o conteúdo principal

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA



ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: Estimular a linguagem
OBJETIVO: Ouvir leituras orais que favorecem a apreciação da riqueza da linguagem narrativa para recriar a realidade e a imaginação;Estimular a linguagem oral.
PROCEDIMENTOS: Confeccionar um cartaz para a sala de aula com a parlenda:
Um,dois, 
Feijão com arroz; 
Três,quatro, 
Feijão no prato; 
Cinco,seis, 
Falar inglês; 
Sete,oito, 
comer biscoito; 
Nove,dez, 
comer pasteis

ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: Estimular a linguagem
OBJETIVO: Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
PROCEDIMENTOS: Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento ressaltando sempre se o alimento é saudável ou não.


ÁREA: Linguagem Oral
CONTEÚDO: Linguagem oral como expressão;
OBJETIVO: Nomear animais e sons.
PROCEDIMENTOS: Apresentar figuras de animais de revistas, e pedir para identificá-los. Com auxilio de dedoches de animais, pedir as crianças imitar o som do animal, que ela colocou no seu dedo.Interagir com as crianças auxiliando quando necessário.

ÁREA: Linguagem Oral e Escrita
CONTEÚDO: Poesia
OBJETIVO: Interessar-se pelos diversos gêneros textuais.
PROCEDIMENTOS: Na roda apresentar a Poesia do Palhaço ( Por Robson A. Santos)
DEBAIXO DA LONA
AZUL E AMARELA
TEM UM PALHAÇO
QUE MEXE A CANELA

DEBAIXO DA LONA
VERDE E LARANJA
TEM UM PALHAÇO
TOMANDO CANJA

DIANTE DO ESPELHO
DEBAIXO DA LONA
PINTA O PALHAÇO
A SUA BOCONA

COM A CARA BRANCA
DIANTE DO ESPELHO
LÁ VEM O PALHAÇO
DE NARIZ VERMELHO

DEBAIXO DA LONA
VERDE E LILÁS
O PALHAÇO PULA
PRA FRENTE E PARA TRÁS

PERTO DO PICADEIRO
DEBAIXO DA ARGOLA
BRINCA O PALHAÇO
JOGANDO SUA BOLA

PULA DE UM LADO
DÁ UM TROPEÇÃO
PULA DANÇANDO
COM SEU SAPATÃO

CHEGANDO NO CIRCO
È SO SE SENTAR
POIS O ESPETÁCULO
JÁ VAI COMEÇAR

HOJE TEM MARMELADA?
TEM SIM SENHOR
HOJE TEM GOIABADA?
TEM SIM SENHOR
E O PALHAÇO ONDE ESTÁ?
TA NA BEIRA DA ESTRADA

PALHAÇO DANADO,
PALHAÇO ARTEIRO
DEIXOU BEM VAZIO
O SEU PICADEIRO.
Faremos a leitura da Poesia, em seguida a releitura da poesia, mas neste momemto quando lermos as cores, pediremos para a criança pegar a cor lida na roda( cortar um retângulo no papel cartão para as crianças identificarem), e colar  no cartaz  da poesia. Para finalizar realizaremos pintura facial-palhaço, nas crianças.

ÀREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: Ritmos Corporais e oralidade
OBJETIVO: Desenvolver a  capacidade de  expressar gestos e ritmos corporais e oralidade;
PROCEDIMENTOS : Esta é uma brincadeira “musicada”. No pátio as cadeiras .As cadeiras são postas em círculo(com a parte de sentar voltada para fora), as crianças ficam girando em volta das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem sentar rapidamente.Como há uma cadeira a menos, uma criança ficará em pé, esse é eliminado da rodada. A cada rodada retira-se uma cadeira, um participante é eliminado e repete-se o mesmo processo sucessivamente, até ter-se apenas dois participantes e uma cadeira.

Comentários

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA PRONTOS PARA AS PRIMEIRAs SEMANAS DE AULA MATERNAL

Este planejamento foi feito para crianças de  2-3 anos, com a duração de duas semanas para o período vespertino.


Processo de acolhimento das crianças (2-3 anos)
Objetivos
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.

Conteúdos
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças

Idade 

2 e 3 anos
Tempo estimado
Duas semanas

Materiais necessários
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.
1º dia
13:00 Acolhida das crianças 13:20 LANCHE 13:40 Higiene/escovação 14:00   Rotina Apresentar aos alunos os cartazes da sala de…

LIVRO: O DIA EM QUE UM MONSTRO VEIO A ESCOLA

Este livro foi retiado do blog @cantinho do 1˚ ciclo no endereço: http://cantinhodoprimeirociclo.blogspot.com.br/search/label/monstrinhos
Ótimo para ser usado no primeiro dia de aula para estabelecer regras de comportamento e convivência dentro de sala de aula.



















Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Lista de Chamada

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais