Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIEDADE



ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Destacar os  diferentes tipos de sabores.
CONTEÚDO: Sabor azedo, amargo, doce e salgado.
PROCEDIMENTO: Destacar os quatro tipos de sabores como doce, salgado, azedo e amargo através da degustação de variados alimentos, como limão, mel, sal e outros.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar a higiene pessoal
CONTEÚDO: Confeccionar um cartaz com hábitos de higiene.
PROCEDIMENTO: confeccionar um cartaz com os alunos sobre higiene pessoal, será usado imagens e embalagens de produtos de higiene ( sabonete, xampoo, escova de dente, escova de cabelo, creme dental...). Será feita roda de conversa sobre os produtos e os alunos ajudarão a colar as embalagens no cartaz.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar uma alimentação saudável
CONTEÚDO: Confeccionar um cartaz com alimentos saudáveis e não saudáveis
PROCEDIMENTO:Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação.Confeccionar um mural com esses alimentos ressaltando a importância de ter uma boa alimentação.

ÁREA: ciências naturais e sociedade                                               
OBJETIVO: Incentivar uma alimentação saudável
CONTEÚDO: Alimentos derivados de animais
PROCEDIMENTO: 
Trazer para sala queijos, leite e iogurte, mel, ovos e explorar a importância desses alimentos, explicar que esses alimentos são derivados de alguns animais,  confeccionar um cartaz para a sala de aula com imagens desses animais.

ÁREA: Ciências Naturais e Sociais
CONTEÚDO: Oralidade e pintura;
OBJETIVO: Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
 PROCEDIMENTOS: Confeccionar uma casa com caixa grande, as crianças irão pintar para depois de seco brincar . Guardar para exposição.

ÀREA: Identidade e Autonomia
CONTEÚDO: Corpo Humano
OBJETIVO: Reconhecer partes do corpo;
Conscientizar e desenvolver hábitos de higiene corporal e bucal


PROCEDIMENTOS: Atividade coletiva, escolher uma menina e um menino, e pedir que um de cada vez deite-se sobre o papel pardo, para que a professora contorne o seu corpo, a partir daí, perguntaremos, onde se localiza a boca, olhos, cabelos, etc ... a partir das respostas das crianças, vamos desenhando sobre o papel pardo cada item citado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA PRONTOS PARA AS PRIMEIRAs SEMANAS DE AULA MATERNAL

Este planejamento foi feito para crianças de  2-3 anos, com a duração de duas semanas para o período vespertino.


Processo de acolhimento das crianças (2-3 anos)
Objetivos
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.

Conteúdos
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças

Idade 

2 e 3 anos
Tempo estimado
Duas semanas

Materiais necessários
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.
1º dia
13:00 Acolhida das crianças 13:20 LANCHE 13:40 Higiene/escovação 14:00   Rotina Apresentar aos alunos os cartazes da sala de…

LIVRO: O DIA EM QUE UM MONSTRO VEIO A ESCOLA

Este livro foi retiado do blog @cantinho do 1˚ ciclo no endereço: http://cantinhodoprimeirociclo.blogspot.com.br/search/label/monstrinhos
Ótimo para ser usado no primeiro dia de aula para estabelecer regras de comportamento e convivência dentro de sala de aula.



















Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Lista de Chamada

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais