DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
·
PROJETO: Trânsito legal
·
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
O Eu, O Outro, O Nós
Corpo, Gesto e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
Escuta, Fala, Escrita, Pensamento e
Imaginação
Espaços, Tempos, Quantidades Relações e
Transformações
Mundo Social e Natural: Investigação,
Relação, Transformação e Preservação
·
PERIODO: Matutino
·
DURAÇÃO:
1° E 2 º BIMESTRE DE 2019
JUSTIFICATIVA
Ao menos duas vezes ao dia, as
crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que
costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola
e escola-casa.
Além disso, existem
outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao
médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana
e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante
conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de
Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o
trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e
críticos.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar as crianças sobre a
importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito priorizando a
educação para a paz, a partir de exemplos positivos capazes de desenvolver
esquemas de interação com os outros e com o meio.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
- Conhecer
sinais e regras de trânsito.
- Reconhecer
profissionais que trabalham no trânsito.
- Elencar
atitudes de segurança no trânsito.
- Reconhecer
os meios de transporte e suas vias;
- Analisar
atitudes positivas e negativas no trânsito;
- Interagir
com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
- Explorar
quais são as atitudes seguras para os pedestres e para os ocupantes do
meio de transporte (cinto de segurança e cadeirinha para a idade adequada).
·
Produzir trabalhos de arte,
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da
construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de
produção e criação.
·
Partilhar significados experimentando
múltiplas formas de sensações, gestos, deslocamentos, saltos e brincadeiras
cantadas;
·
Comparar os meios de transporte
conforme suas características, como tamanho, velocidade e peso.
ATIVIDADES PREVISTAS
·
Roda de conversa sobre o trânsito,
averiguar o que os alunos entendem sobre o trânsito, o que é uma cidade, onde
moramos e como as pessoas se locomovem de um lugar a outro, perguntar como os
alunos chegam a escola.
- Observação
do trajeto casa-escola e escola-casa.
- Conhecer
o semáforo e algumas placas de sinalização mais visualizadas pelos alunos
- Conhecer
alguns meios de transportes
- Conversa
sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas,
passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas; e sobre as infrações no
trânsito.
- Trabalhar
a sonorização do trânsito (tipos de sons produzidos)
- Brincadeira
com pista, carrinhos, aviões, barco de brinquedos
- Brincadeira
com jogo engenheiro
- Confecção
de brinquedos de sucata para serem expostos na 16ª Mostra cultural.
- Pesquisas
em revistas sobre os meios de transporte
- Confecção
de murais, painéis e cartazes sobre a conscientização no trânsito;
- Simulações
de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de
pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
- Atividades
que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais;
- Apresentação
de vídeos educativos;
- Conhecer
as diferenças de tamanho e velocidade dos meios de transportes;
- Modelagem
com massa de modelar
- Leitura
de histórias
- Músicas
sobre o tema: Avião, A roda do ônibus, O jipe do Padre, Caminhonete,
Motorista, Se a canoa não virar, O Trem, dirigindo meu carro (Xuxa), atravessar
a rua (Xuxa)
ESTRATÉGIAS
1° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E
IMAGINAÇÃO
DIREITO
DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e
sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses,
descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as
regras do trânsito.
AÇÕES
DIDÁTICAS: Conversar,
fazer e responder perguntas.
OBJETIVO:
conhecer as regras do trânsito para a segurança de pedestres e condutores.
PROCEDIMENTOS:
primeiramente iremos ao pátio, no portão da unidade escolar e iremos
observar o que vemos, os carros, motos, semáforos, faixa de pedestre,
pedestres, motorista, vamos escutar os barulhos do entorno, depois voltaremos
para a sala de aula e faremos uma roda
de conversa sobre
o que foi observado, falaremos sobre o trânsito e
suas regras para segurança de todos, depois faremos registro na folha
a4.
2° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO
DE APRENDIZAGENS: BRINCAR
de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros
(crianças e adultos), de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de
acesso a produções culturais.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as
regras do trânsito
AÇÕES DIDÁTICAS: Brincar de faz de conta assumindo diferentes
papéis, criando cenários e tramas diversas que permitem significar e
ressignificar o mundo social.
OBJETIVO:
Interagir com brinquedos relacionados ao trânsito
PROCEDIMENTOS: será
apresentado diversas placas de transito e perguntado se os alunos conhecem,
logo depois será oferecido brinquedos (carro, avião, barco, helicóptero de
brinquedo e uma pista com ruas, semáforos, faixa de pedestre... A brincadeira será livre.
3° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR,
como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções,
sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por
meio de diferentes linguagens
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social
no qual estão inseridas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Explorar o mundo físico e natural, por meio de
todos os sentidos.
OBJETIVO:
Observação do trajeto casa-escola e escola-casa. Utilizar diferentes linguagens
(artística, corporal, oral e escrita).
PROCEDIMENTOS: será
feita uma roda de conversa e perguntado para os alunos o que eles veem no
caminho para a escola, depois faremos registro na folha a4.
4° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas,
texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias,
objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes
sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e
a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos
materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e
materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO: produzir trabalhos de arte, utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação.
PROCEDIMENTOS:
confeccionar um semáforo com rolos de papel higiênico.
5° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras,
emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da
natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em
suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos
materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e
materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO: produzir trabalhos de arte, utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação.
PROCEDIMENTOS:
confeccionar carros com rolos de papel higiênico. (Continuação da
atividade).
6° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: GESTO, CORPO E MOVIMENTO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Explorar amplo repertório de movimentos,
gestos, olhares, produção de sons e de mímicas, descobrindo modos de ocupação e
de uso do espaço com o corpo.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar com brincadeiras cantadas
AÇÕES DIDÁTICAS: Organizar materiais para a criança o corpo, o
espaço e as primeiras coreografias improvisadas, ampliando o repertorio de
dança.
OBJETIVO: Partilhar significados experimentando
múltiplas formas de sensações, gestos, deslocamentos, saltos e brincadeiras
cantadas;
PROCEDIMENTOS: Conversa sobre comportamentos corretos no
trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e
motoristas; e sobre as infrações no trânsito. Depois será apresentada a música
“Dirigindo meu carro” Xuxa, e todos serão convidados a dançarem
Dirigindo meu
carro
Dirigindo meu carro
Eu vou à praia
Dirigindo meu carro
Eu vou à praia
Dirigindo meu carro
Sinal vermelho, parou!
Xuxa: Como é que faz a buzina, hein gente?
Xuxa: Como é que faz a buzina, hein gente?
Bi bi bi bi bi bi bi
Então vamos cantar?
Bi bi bi bi bi bi bi bi...
Sinal vermelho, parou!
Sinal vermelho, parou!
Xuxa: Como é que faz o barulhinho
do limpador do pára-brisa gente?
Xiu xiu xiu xiu
Ih, que legal! Vamos lá, agora!
Xiu xiu xiu xiu
Ih, que legal! Vamos lá, agora!
Ih, que legal! Vamos lá, agora!
Xiu xiu xiu xiu
Ih, que legal! Vamos lá, agora!
Xiu xiu xiu xiu
Bi bi bi bi bi bi bi bi bi bi
Bi bi bi bi bi bi bi bi bi bi
Parou, sinal vermelho!
Xuxa: Qual é o barulho do motor do carro,
Xuxa: Qual é o barulho do motor do carro,
hein gente?
Deixa eu ouvir, deixa eu ouvir...
Deixa eu ouvir, deixa eu ouvir...
Brum brum brum brum brum brum
Ai que bonitinho, vamos lá?
Ai que bonitinho, vamos lá?
Brum brum brum brum brum brum
Xiu xiu xiu xiu
Bi bi bi bi bi bi bi bi bi bi
Xiu xiu xiu xiu
Bi bi bi bi bi bi bi bi bi bi
Dirigindo meu carro
Dirigindo meu carro
Eu vou à praia
Dirigindo o meu carro.
Dirigindo meu carro
Eu vou à praia
Dirigindo o meu carro.
7° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas,
texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias,
objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes
sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e
a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: recortar
à sua maneira dando significado as suas ideias aos seus pensamentos e
sensações;
OBJETIVO:
Reconhecer os meios de transporte e suas vias;
PROCEDIMENTOS: Cada aluno receberá uma revista e será
estimulado a encontrar os meios de transportes, será pedido que ele rasgue a
imagem com cuidado, para guardar para a próxima atividade.
8° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E
IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades,
emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões,
questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Vivenciar jogos e brincadeira que explorem a
sonoridade das palavras;
OBJETIVO:
Interagir com instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
PROCEDIMENTOS: será apresentado o vídeo “Sons de Transportes #1 - Meios de transporte
- Aprenda os Meios de transporte” https://www.youtube.com/watch?v=liy8tRTrOvo e “
Que som é esse?” disponível no YOUTUBE no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=F0636ifYTvc e depois os alunos serão convidados a fazerem
um desenho com interferência com várias imagens de meios de transporte
encontrado em revistas na atividade anterior , cada aluno receberá uma folha
com a imagem do meio de transporte cortado ao meio e os alunos serão convidados
a completarem o desenho.
9° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras,
emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da
natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em
suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Rabiscar, pintar, desenhar, modelar, bordar,
construir, fotografar, produzir filmes, recortar, colar, fazer instalações
etc., à sua maneira dando significado as suas ideias aos seus pensamentos e
sensações;
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos
e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO: produzir trabalhos de arte, utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação.
PROCEDIMENTOS: Vamos assistir um breve vídeo “ De onde vem o
avião” disponível em: hoje iremos confeccionar um avião de pregadores de roupa
e pinta-los a critério do aluno.
10° AULA
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES
E TRANSFORMAÇÕES
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
PARTICIPAR da resolução de problemas
cotidianos que envolvam quantidades, medidas, dimensões, tempos, espaços,
comparações, transformações, buscando explicações, levantando hipóteses.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: comparar por tamanho, peso e velocidade.
OBJETIVOS:
Comparar os meios de transporte conforme suas características, como tamanho,
velocidade e peso.
AÇÕES DIDÁTICAS: Explicitar
suas sensações e percepções sobre as representações.
PROCEDIMENTO:
Conhecer as diferenças de tamanho,
peso e velocidade dos meios de transportes, através de comparação do que os
alunos já têm conhecimento. Depois
registraremos na folha a4.
11° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras,
emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da
natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em
suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos
materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e
materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO: produzir trabalhos de arte, utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação.
PROCEDIMENTOS: Vamos
aprender a música “ Se a canoa virar” iremos cantar a música com o nome de
todos os alunos, e depois nos questionaremos, e se a canoa virasse, o que
aconteceria? Depois os alunos serão convidados a pintarem um barco de papel com
tinta guache.
12° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: GESTO, CORPO E MOVIMENTO
AÇÕES DIDÁTICAS: Organizar materiais para a criança o corpo, o
espaço e as primeiras coreografias improvisadas, ampliando o repertorio de
dança.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar com brincadeiras cantadas
OBJETIVO:
Partilhar significados experimentando múltiplas formas de sensações, gestos,
deslocamentos, saltos e brincadeiras cantadas;
PROCEDIMENTOS: Será apresentada a música “ Atravessando a rua”
Xuxa e depois faremos uma roda de música com as músicas da rotina dos alunos
como Caminhonete, Jipe do Padre, Avião, Eu vou andar de Trem, Ônibus,
Motorista.
Xuxa, quando a gente tá caminhando e
quer atravessar e rua, o que devemos fazer?
Tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
Explica de novo...
Tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
A gente sempre sai para passear
mas preste atenção, quando atravessar!
tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro
quer atravessar e rua, o que devemos fazer?
Tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
Explica de novo...
Tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
A gente sempre sai para passear
mas preste atenção, quando atravessar!
tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
E Xuxa, tem que prestar muita atenção antes de atravessar a rua, ne?
A gente sempre sai pra passear
Mas preste atenção quando atravessar
tem que parar, olhar o sinal, olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal,
para então, para então, poder atravessar.
Agora eu já sei atravessar a rua
E Xuxa, tem que prestar muita atenção antes de atravessar a rua, ne?
A gente sempre sai pra passear
Mas preste atenção quando atravessar
tem que parar, olhar o sinal, olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal,
para então, para então, poder atravessar.
Agora eu já sei atravessar a rua
13° AULA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES
E TRANSFORMAÇÕES
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
BRINCAR com vestimentas, com
acessórios, com objetos cotidianos associados a diferentes papéis
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Interagir com diferentes instrumentos da
nossa cultura
OBJETIVOS:
Interagir com brinquedos e instrumentos relacionados ao trânsito
AÇÕES DIDÁTICAS: Simulações de situações do trânsito, como por
exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a
travessia, etc.;
PROCEDIMENTO:
Será feito um circuito com placas de
transito no pátio da escola e os alunos deverão seguir o caminho indicado
conforme as placas, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres,
saber quando semáforo permite a travessia, placas de Pare, quebra-molas,
sinalizações de direções, etc.;
MÚSICAS DO PROJETO
Avião, A roda do ônibus, O jipe do Padre, Caminhonete, Motorista, Se a
canoa não virar, O Trem, dirigindo meu carro (Xuxa), atravessar a rua (Xuxa).
RECURSOS MATERIAIS
Livros, jornais, revistas, cola,
tesoura, Papéis variados; E.V.A, lápis de cor, canetinha e tinta guache, cartolina,
fotos, papel sulfite, imagens diversas, desenho, massinha de modelar,
pregadores de roupa, sucatas.
CULMINÂNCIA
A culminância do projeto será realizada
durante a Mostra Cultural onde os trabalhos dos alunos serão expostos para
os pais e comunidade prestigiarem.
AVALIAÇÃO
A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos
questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante
a Realização do projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
Ministério
da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil – Conhecimento de Mundo, Vol 3, Brasília, 1998.
PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Orientações curriculares para a educação infantil: jeitos de Cuidar e
Educar / SUPED –
Superintendência de Gestão da Políticas Educacionais, SEMED- Secretaria
Municipal de Educação. Prefeitura de Campo grande: 2017
Só Pedagogia. Virtuous
Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/03/2019 às 16:38.
Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/projetos/transito.php
AGÊNCIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E
TRÂNSITO DE CAMPO GRANDE – AGETRAN
Manual para Educadores de trânsito. Campo Grande/MS, 2005
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA – SESAU
Amigo do Trânsito e da Saúde. Campo Grande/MS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ENAP
Curso Elaboração de Projetos. Campo Grande/MS, 2008
Manual para Educadores de trânsito. Campo Grande/MS, 2005
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA – SESAU
Amigo do Trânsito e da Saúde. Campo Grande/MS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ENAP
Curso Elaboração de Projetos. Campo Grande/MS, 2008
que blog bacana, usei esse conteúdo para a minha escola educação infantil zona norte sp, obrigada pela inspiração, recomendo demais esse blog, ótimo!
ResponderExcluirÓtimo 😍😍😍
ResponderExcluirAmei o conteúdo, amei o blog!
ResponderExcluirAmei seu Projeto Trânsito Legal!! Muito interessante e dinâmico.
ResponderExcluirParabéns, a sequência de aulas estão muito boas, amei o projeto.
ResponderExcluir