O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

PROJETO TRÂNSITO LEGAL COM 13 PLANOS DE AULA PRONTOS

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

·       PROJETO: Trânsito legal
·       CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
O Eu, O Outro, O Nós
Corpo, Gesto e Movimentos
Traços, Sons, Cores e Formas
Escuta, Fala, Escrita, Pensamento e Imaginação
Espaços, Tempos, Quantidades Relações e Transformações
Mundo Social e Natural: Investigação, Relação, Transformação e Preservação
·       PERIODO: Matutino
·       DURAÇÃO:  1° E 2 º BIMESTRE DE 2019

JUSTIFICATIVA

Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. 
Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família).  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
OBJETIVO GERAL

Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito priorizando a educação para a paz, a partir de exemplos positivos capazes de desenvolver esquemas de interação com os outros e com o meio.

OBJETIVOS ESPECÍFICO

  • Conhecer sinais e regras de trânsito.
  • Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
  • Elencar atitudes de segurança no trânsito.
  • Reconhecer os meios de transporte e suas vias;
  • Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
  • Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito
  • Explorar quais são as atitudes seguras para os pedestres e para os ocupantes do meio de transporte (cinto de segurança e cadeirinha para a idade adequada).
·        Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
·        Partilhar significados experimentando múltiplas formas de sensações, gestos, deslocamentos, saltos e brincadeiras cantadas;
·        Comparar os meios de transporte conforme suas características, como tamanho, velocidade e peso.


ATIVIDADES PREVISTAS

·        Roda de conversa sobre o trânsito, averiguar o que os alunos entendem sobre o trânsito, o que é uma cidade, onde moramos e como as pessoas se locomovem de um lugar a outro, perguntar como os alunos chegam a escola.
  • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa.
  • Conhecer o semáforo e algumas placas de sinalização mais visualizadas pelos alunos
  • Conhecer alguns meios de transportes
  • Conversa sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas; e sobre as infrações no trânsito.
  • Trabalhar a sonorização do trânsito (tipos de sons produzidos)
  • Brincadeira com pista, carrinhos, aviões, barco de brinquedos
  • Brincadeira com jogo engenheiro
  • Confecção de brinquedos de sucata para serem expostos na 16ª Mostra cultural.
  • Pesquisas em revistas sobre os meios de transporte
  • Confecção de murais, painéis e cartazes sobre a conscientização no trânsito;
  • Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
  • Atividades que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais;
  • Apresentação de vídeos educativos;
  • Conhecer as diferenças de tamanho e velocidade dos meios de transportes;
  • Modelagem com massa de modelar
  • Leitura de histórias
  • Músicas sobre o tema: Avião, A roda do ônibus, O jipe do Padre, Caminhonete, Motorista, Se a canoa não virar, O Trem, dirigindo meu carro (Xuxa), atravessar a rua (Xuxa)

ESTRATÉGIAS

1° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:  conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito.
AÇÕES DIDÁTICAS: Conversar, fazer e responder perguntas.
OBJETIVO: conhecer as regras do trânsito para a segurança de pedestres e condutores.
PROCEDIMENTOS:  primeiramente iremos ao pátio, no portão da unidade escolar e iremos observar o que vemos, os carros, motos, semáforos, faixa de pedestre, pedestres, motorista, vamos escutar os barulhos do entorno, depois voltaremos para a sala de aula e faremos uma roda   de   conversa   sobre   o que foi observado, falaremos sobre o trânsito   e   suas regras para segurança de todos, depois faremos registro na folha a4.



2° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: BRINCAR de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:  conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito
AÇÕES DIDÁTICAS: Brincar de faz de conta assumindo diferentes papéis, criando cenários e tramas diversas que permitem significar e ressignificar o mundo social.
OBJETIVO: Interagir com brinquedos relacionados ao trânsito
PROCEDIMENTOS:  será apresentado diversas placas de transito e perguntado se os alunos conhecem, logo depois será oferecido brinquedos (carro, avião, barco, helicóptero de brinquedo e uma pista com ruas, semáforos, faixa de pedestre...  A brincadeira será livre.

3° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
AÇÕES DIDÁTICAS: Explorar o mundo físico e natural, por meio de todos os sentidos.
OBJETIVO: Observação do trajeto casa-escola e escola-casa. Utilizar diferentes linguagens (artística, corporal, oral e escrita).
PROCEDIMENTOS:  será feita uma roda de conversa e perguntado para os alunos o que eles veem no caminho para a escola, depois faremos registro na folha a4.


4° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:   exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO:  produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
PROCEDIMENTOS:   confeccionar um semáforo com rolos de papel higiênico.





5° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:  TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS:  EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:   exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO:   produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
PROCEDIMENTOS:  confeccionar carros com rolos de papel higiênico. (Continuação da atividade).

6° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: GESTO, CORPO E MOVIMENTO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: Explorar amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, produção de sons e de mímicas, descobrindo modos de ocupação e de uso do espaço com o corpo.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar com brincadeiras cantadas
AÇÕES DIDÁTICAS: Organizar materiais para a criança o corpo, o espaço e as primeiras coreografias improvisadas, ampliando o repertorio de dança.
OBJETIVO: Partilhar significados experimentando múltiplas formas de sensações, gestos, deslocamentos, saltos e brincadeiras cantadas;
PROCEDIMENTOS: Conversa sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas; e sobre as infrações no trânsito. Depois será apresentada a música “Dirigindo meu carro” Xuxa, e todos serão convidados a dançarem






Dirigindo meu carro

Dirigindo meu carro
Eu vou à praia
Dirigindo meu carro
Sinal vermelho, parou!
Xuxa: Como é que faz a buzina, hein gente?
Bi bi bi bi bi bi bi
Então vamos cantar?
Bi bi bi bi bi bi bi bi...
Sinal vermelho, parou!
Xuxa: Como é que faz o barulhinho
do limpador do pára-brisa gente?
Xiu xiu xiu xiu
Ih, que legal! Vamos lá, agora!
Xiu xiu xiu xiu
Ih, que legal! Vamos lá, agora!
Xiu xiu xiu xiu
Bi bi bi bi bi bi bi bi bi bi
Parou, sinal vermelho!
Xuxa: Qual é o barulho do motor do carro,
hein gente?
Deixa eu ouvir, deixa eu ouvir...
Brum brum brum brum brum brum
Ai que bonitinho, vamos lá?
Brum brum brum brum brum brum
Xiu xiu xiu xiu
Bi bi bi bi bi bi bi bi bi bi
Dirigindo meu carro
Dirigindo meu carro
Eu vou à praia
Dirigindo o meu carro.

7° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: recortar à sua maneira dando significado as suas ideias aos seus pensamentos e sensações;
OBJETIVO: Reconhecer os meios de transporte e suas vias;
PROCEDIMENTOS: Cada aluno receberá uma revista e será estimulado a encontrar os meios de transportes, será pedido que ele rasgue a imagem com cuidado, para guardar para a próxima atividade.

8° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS: EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Vivenciar jogos e brincadeira que explorem a sonoridade das palavras;
OBJETIVO: Interagir com instrumentos sonoros relacionados ao trânsito

PROCEDIMENTOS: será apresentado o vídeo  “Sons de Transportes #1 - Meios de transporte - Aprenda os Meios de transporte” https://www.youtube.com/watch?v=liy8tRTrOvo  e “ Que som é esse?” disponível no YOUTUBE no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=F0636ifYTvc e depois os alunos serão convidados a fazerem um desenho com interferência com várias imagens de meios de transporte encontrado em revistas na atividade anterior , cada aluno receberá uma folha com a imagem do meio de transporte cortado ao meio e os alunos serão convidados a completarem o desenho.

9° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:  TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS:  EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Rabiscar, pintar, desenhar, modelar, bordar, construir, fotografar, produzir filmes, recortar, colar, fazer instalações etc., à sua maneira dando significado as suas ideias aos seus pensamentos e sensações;
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO:  produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
PROCEDIMENTOS: Vamos assistir um breve vídeo “ De onde vem o avião” disponível em: hoje iremos confeccionar um avião de pregadores de roupa e pinta-los a critério do aluno.

10° AULA

 CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
PARTICIPAR da resolução de problemas cotidianos que envolvam quantidades, medidas, dimensões, tempos, espaços, comparações, transformações, buscando explicações, levantando hipóteses.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: comparar por tamanho, peso e velocidade.
OBJETIVOS: Comparar os meios de transporte conforme suas características, como tamanho, velocidade e peso.
AÇÕES DIDÁTICAS: Explicitar suas sensações e percepções sobre as representações.
PROCEDIMENTO:
Conhecer as diferenças de tamanho, peso e velocidade dos meios de transportes, através de comparação do que os alunos já têm conhecimento.  Depois registraremos na folha a4.

11° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:  TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
DIREITO DE APRENDIZAGENS:  EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:   exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
AÇÕES DIDÁTICAS: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis que possibilitem construções tridimensionais
OBJETIVO:   produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
PROCEDIMENTOS:   Vamos aprender a música “ Se a canoa virar” iremos cantar a música com o nome de todos os alunos, e depois nos questionaremos, e se a canoa virasse, o que aconteceria? Depois os alunos serão convidados a pintarem um barco de papel com tinta guache.

12° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: GESTO, CORPO E MOVIMENTO
AÇÕES DIDÁTICAS: Organizar materiais para a criança o corpo, o espaço e as primeiras coreografias improvisadas, ampliando o repertorio de dança.

EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Participar com brincadeiras cantadas
OBJETIVO: Partilhar significados experimentando múltiplas formas de sensações, gestos, deslocamentos, saltos e brincadeiras cantadas;
PROCEDIMENTOS: Será apresentada a música “ Atravessando a rua” Xuxa e depois faremos uma roda de música com as músicas da rotina dos alunos como Caminhonete, Jipe do Padre, Avião, Eu vou andar de Trem, Ônibus, Motorista.

Xuxa, quando a gente tá caminhando e
quer atravessar e rua, o que devemos fazer?
Tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
Explica de novo...
Tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
A gente sempre sai para passear
mas preste atenção, quando atravessar!
tem que parar, olhar o sinal,
olhar para um lado e para o outro
tem que esperar, fechar o sinal, para atravessar.
E Xuxa, tem que prestar muita atenção antes de atravessar a rua, ne?
A gente sempre sai pra passear
Mas preste atenção quando atravessar
tem que parar, olhar o sinal, olhar para um lado e para o outro,
tem que esperar, fechar o sinal,
para então, para então, poder atravessar.
Agora eu já sei atravessar a rua

13° AULA

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
DIREITO DE APRENDIZAGENS:         
BRINCAR com vestimentas, com acessórios, com objetos cotidianos associados a diferentes papéis
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Interagir com diferentes instrumentos da nossa cultura
OBJETIVOS: Interagir com brinquedos e instrumentos relacionados ao trânsito
AÇÕES DIDÁTICAS: Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.;
PROCEDIMENTO:
Será feito um circuito com placas de transito no pátio da escola e os alunos deverão seguir o caminho indicado conforme as placas, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, placas de Pare, quebra-molas, sinalizações de direções, etc.;










MÚSICAS DO PROJETO

Avião, A roda do ônibus, O jipe do Padre, Caminhonete, Motorista, Se a canoa não virar, O Trem, dirigindo meu carro (Xuxa), atravessar a rua (Xuxa).



RECURSOS MATERIAIS

Livros, jornais, revistas, cola, tesoura, Papéis variados; E.V.A, lápis de cor, canetinha e tinta guache, cartolina, fotos, papel sulfite, imagens diversas, desenho, massinha de modelar, pregadores de roupa, sucatas.

CULMINÂNCIA

A culminância do projeto será realizada durante a Mostra Cultural onde os trabalhos dos alunos serão expostos para os pais e comunidade prestigiarem.

AVALIAÇÃO

A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.











REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Conhecimento de Mundo, Vol 3, Brasília, 1998.

PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Orientações curriculares para a educação infantil: jeitos de Cuidar e Educar / SUPED – Superintendência de Gestão da Políticas Educacionais, SEMED- Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Campo grande: 2017

Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/03/2019 às 16:38. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/projetos/transito.php
AGÊNCIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DE CAMPO GRANDE – AGETRAN
Manual para Educadores de trânsito. Campo Grande/MS, 2005
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA – SESAU
Amigo do Trânsito e da Saúde. Campo Grande/MS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ENAP
Curso Elaboração de Projetos. Campo Grande/MS, 2008


5 comentários:

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS