DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
·
ATIVIDADE SEQUENCIADA SOBRE A DENGUE: “AQUI NÃO AEDES
EGYPTI”
·
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E
PRESERVAÇÃO
·
DURAÇÃO:
1° E 2 º BIMESTRE DE 2019
· ANO: 2019
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a epidemia de Dengue, Zika
vírus e Chikungunya em nossa cidade, é necessário conhecer sobre os
cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Ao mesmo tempo espera-se conscientizar as crianças no combate contra a
Dengue para que eles se mobilizem, mobilizem seus pais, vizinhos, entre outros,
etc.
Somente com a efetiva participação da população,
adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros do mosquito
transmissor, será possível minimizar o agravamento da situação e conscientizar
os adultos sobre a importância de prevenir o mosquito da Aedes Egypt.
OBJETIVOS
· Conhecer as formas de contágio, prevenção e
tratamento;
· Identificar os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
· Conhecer o agente transmissor da dengue,
chikungunya e zica vírus;
· Compreender o modo de transmissão da doença;
· Alertar os alunos sobre os principais sintomas da
doença;
· Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a
manter a saúde e a prevenção da dengue;
· Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar
com a proliferação do mosquito;
· Desenvolver cidadania;
·
Aplicar os
conhecimentos adquiridos.
ATIVIDADES PREVISTAS
· Roda de conversa sobre o tema
· Produção de cartazes coletivos sobre a dengue.
· Montagem do mosquito de sucata,
· Secção cinema
· Pintura e modelagem
· Passeios pela escola para identificar focos de criadouros do mosquito
· Brincadeiras dirigidas (brincar de médico, brincar de cuidar de uma
boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
ESTRATÉGIAS
1ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E
CONHECIMENTOS:
MUNDO
SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPRESSAR, como
sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções,
sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por
meio de diferentes linguagens
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer
e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
OBJETIVOS:
Conhecer o agente
transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus;
Compreender
o modo de transmissão da doença;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter
contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO: Em roda questionar:
- Você conhece este inseto? (Mostrar um
cartaz com a imagem do mosquito Aedes Egypti.) - Você sabe que doença ele
transmite? Cada aluno irá expor a sua ideia oralmente, depois iremos assistir
ao desenho sobre a dengue com A Turma do Bairro em “ Sai fora Dengue”.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uTx4rk8SUrw.
A professora irá conversar com os alunos sobre o mosquito Aedes Aegypti,
que é o transmissor da Dengue, Zica virus e
Chikungunya. Perguntar para os alunos se algum
aluno, alguém na família ou algum conhecido já pegou algumas dessas doenças.
2ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E
CONHECIMENTOS:
MUNDO
SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Investigar
sobre os fenômenos e mistérios da natureza;
OBJETIVOS:
Identificar
os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Observar
a evolução do inseto
PROCEDIMENTO:
A professora trará um cartaz com
informações sobre como se dá a evolução do Mosquito: OVO, LARVA, PUPA, MOSQUITO,
será e depois pedirá para os alunos reproduziram o que entenderam com a
massinha de modelar.
3ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E
CONHECIMENTOS:
MUNDO
SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Conhecer
e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
OBJETIVOS:
Conhecer as formas de
contágio, prevenção e tratamento;
Alertar os alunos sobre os principais sintomas da
doença;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter
contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Será feita uma entrevista com um adulto
(funcionário) que já foram picados pelo mosquito. Depois a professora mostrará
figuras de pessoas com sintomas da dengue para juntamente com as crianças
montarem um cartaz. (Febre alta, Erupções na pele, Falta de apetite, Náuseas e
vômitos, Dor de cabeça, nas articulações e em torno dos olhos.).
4ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E
CONHECIMENTOS:
MUNDO
SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
CONHECER-SE
e
construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
cuidados
EXPERIÊNCIAS
E CONHECIMENTOS: Participar de práticas coletivas nas quais a
curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVOS:
Reconhecer como os
hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a
prevenção da
dengue;
Desenvolver
hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação
do mosquito;
Desenvolver
cidadania;
Aplicar os
conhecimentos adquiridos.
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter
contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Hoje iremos fazer um passeio pela escola e localizar focos de mosquito da Dengue, as crianças serão informadas que não
podemos deixar latas, pneus, tampinhas, vasos e outros recipientes se tornarem
criadouros do mosquito da dengue e que isso se dá em água limpa e parada. As
crianças e professoras sairão com sacos de lixo em volta da escola para
verificar se existe algum desses materiais e caso encontrem recolherão nos
sacos de lixo. Depois fazer uma visita na sala da Diretora ou Coordenadora para
contarmos o que encontramos.
5ª Aula
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E
CONHECIMENTOS:
MUNDO
SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: Investigar
sobre os fenômenos e mistérios da natureza;
OBJETIVOS:
Identificar
os aspectos do mosquito Aedes Egypt;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Manipular
materiais diversos.
PROCEDIMENTO:
Os
alunos serão convidados a montarem e pintarem o mosquito Aedes Egypt com
pregadores de roupa.
Ideia retirada do Canal do YOUTUBE Mais Artes:
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E
CONHECIMENTOS:
MUNDO
SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO,
RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
DIREITO DE APRENDIZAGENS:
CONHECER-SE
e
construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
cuidados
EXPERIÊNCIAS
E CONHECIMENTOS: Participar de práticas coletivas nas quais a
curiosidade possa ser estimulada;
OBJETIVOS:
Desenvolver
hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação
do mosquito;
AÇÕES DIDÁTICAS:
Ter
contato com problemas sociais e ambientais.
PROCEDIMENTO:
Construir junto com os alunos uma mosquitérica junto com os alunos e deixar na sala
de aula para ver se conseguimos pegar algum mosquito.
Como fazer a Mosquitérica no YOUTUBE no canal Maciel Marques:
MATERIAIS
Livros, jornais, revistas, cola,
tesoura, cartolina, fotos, papel sulfite, , imagens diversas, desenho, massinha
de modelar, pregadores de roupa e garrafa pet.
AVALIAÇÃO
A avaliação será dada mediante uma
abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e
Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil – Conhecimento de Mundo, Vol 3, Brasília,
1998.
PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Orientações curriculares para a educação infantil: jeitos de Cuidar e
Educar / SUPED –
Superintendência de Gestão da Políticas Educacionais, SEMED- Secretaria
Municipal de Educação. Prefeitura de Campo grande: 2017
Portal Ministério da Saúde. Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e
controle da Dengue, Chikungunya e Zika. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes.
A Turma do Bairro. Sai fora Dengue. Criação e Produção
Alex Mastrella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uTx4rk8SUrw.
Por: Professora Dessire
ótimas ideias
ResponderExcluir