O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO

Essa reportagem foi retirada da revista  NOVA ESCOLA

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/monteiro-lobato-criador-mundo-fabuloso-634267.shtml

 MONTEIRO LOBATO, O CRIADOR DE UM MUNDO FABULOSO

No dia de seu aniversário, 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Apenas uma mostra da importância da obra e da criatividade de um dos maiores gênios da literatura brasileira
Ricardo Ampudia (novaescola@fvc.org.br)


Monteiro Lobato: precursor da literaturainfantil brasileira no século 20


Nenhum autor é tão representativo da literatura infantil brasileira do século 20 quanto Monteiro Lobato. Seu primeiro livro para crianças, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicado em 1920 e, desde então, sua fantasia já atravessou décadas e segue para a terceira geração de leitores, em várias re-edições e até adaptações para a televisão, do mundo hiperrealístico do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nesse lugar fantástico acontecem as aventuras de Narizinho e Pedrinho na companhia de Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho que era um sábio, Emília, uma boneca de pano falante, Quindim, um rinoceronte domesticado e Rabicó, um porco com título de marquês. Tudo sob a tutela de uma ama negra superprotetora, Tia Nastácia, e de Dona Benta, a avó das crianças. Vislumbrado pela literatura infantil mundial, Lobato fez também Peter Pan, Alice, personagens da mitologia e até o Gato Félix passearem pelo Sítio.
Por meio de linhas inventivas ou críticas, o escritor retratou um Brasil cultural e socialmente atrasado e, ao mesmo tempo, deixou-se também levar pela fantasia do imaginário infantil, no qual criou seu maior legado à literatura brasileira: a possibilidade de criar o impossível.

Biografia
Nascido em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba (interior de São Paulo), José Renato Monteiro Lobato - que, mais tarde resolveu mudar sou nome para José Bento Monteiro Lobato - já demonstrava gosto pela leitura e pela escrita desde os tempos de escola, escrevendo para jornaizinhos acadêmicos quando adolescente.
Perdeu o pai aos 15 anos e a mãe, aos 16. Seguindo a vontade do avô, concluiu os estudos e cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo.
Foi nomeado promotor público na cidade de Areias, no interior do estado, mas não exerceu a função por muito tempo. Após a morte do avô, mudou-se para Buquira (hoje Monteiro Lobato), para morar em uma fazenda que herdara.
Ali iniciou sua projeção como grande escritor. Com base em personagens reais, criou o mundo fantástico do Sítio do Pica-Pau Amarelo e fez a denúncia da exclusão social com artigos para o jornal O Estado de S. Paulo. Esses textos, protagonizados pela figura de Jeca Tatu, formariam seu primeiro livro Urupês, em 1918.
Entediado com a vida na fazenda e sem o rendimento esperado, vendeu a propriedade e comprou a Revista do Brasil, abrindo espaço para novos nomes da literatura mostrarem seu trabalho. Com o grande fluxo de trabalhos, o negócio cresceu e virou editora, mas fechou as portas anos mais tarde, em 1925, devido à crise da indústria nacional e clima político instável da época.
Após um breve período nos Estados Unidos a serviço do governo de Washington Luís, voltou para o Brasil e iniciou uma luta em defesa do petróleo e do ferro com forte cunho nacionalista e crítico ao governo de Getúlio Vargas, o que lhe rendeu três meses na cadeia em 1940, além da apreensão e destruição de algumas obras à venda.
Em meio a um clima político pesado e sob a censura, Monteiro Lobato se aproximou dos comunistas liderados por Luís Carlos Prestes. Foi à Argentina lançar alguma de suas obras e voltou ao país em 1947. Faleceu no ano seguinte, aos 66 anos,  vítima de um derrame, deixando como herança mais de 30 livros publicados, uma obra reverenciada até hoje.



MONTEIRO LOBATO - SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

Essa reportagem foi retirada da revista  Guia Infantil http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/90/artigo184550-3.asp

Sítio do Picapau Amarelo
Aproveite o mês de agosto para apresentar a obra de Monteiro Lobato às crianças, com sua grande concentração de elementos folclóricos

Pegando saci
Dentre suas aventuras, Pedrinho conseguiu, auxiliado pelo Tio Barnabé, prender um saci dentro de uma garrafa. Depois, resolveu soltá-lo e os dois tornaram-se grandes amigos. Vamos colocar um saci dentro da garrafa?
Saci
Materiais:
1 garrafa pequena transparente papel color set preto 1 pedaço de TNT vermelho 1 pedaço de papel cartão ou color set vermelho cola branca tesoura fio de nylon


1. Corte o saci conforme o molde. Cole o lenço, os olhos, o cachimbo e a boca.
2. Cole no lenço um pedaço de fio de nylon.
3. Dobre-o ao meio para colocá-lo dentro da garrafa.
4. Faça um furo na tampa e passe o fio de nylon por ela.


Visconde de Sabugosa
Feito de sabugo de milho, o Visconde é muito culto, pois passou bastante tempo na biblioteca de Dona Benta. Vive com medo de vaca e galinha, devido à sua constituição física. Também sente medo de Emília, que ameaça depená-lo se não seguir suas ordens. Conte aos alunos que antigamente era comum as pessoas fazerem bonecos de sabugo de milho e convide-os a fazer um. Veja o passo a passo.
Boneco de sabugo
Materiais:
1 espiga de milho seca com a palha papel color set verde cola branca 1 pedaço de arame fino botões para a roupa 1 tira fininha de EVA vermelha e amarela tesoura fios de lã , juta ou linha grossa laranja


1. Faça a cartola conforme o molde.
2. Faça o óculos com o arame.
3. Cole a cartola, olhos, cabelo, cavanhaque etc.


Os personagens
Emília: boneca de pano falante e com sentimentos e ideias
Visconde de Sabugosa: boneco de sabugo de milho muito sábio
Pedrinho e Narizinho: as crianças que protagonizam as histórias
Dona Benta: avó de Pedrinho e Narizinho e dona do Sítio. Contadora nata de histórias.
Tia Nastácia: cozinheira do Sítio, com grande talento culinário
Tio Barnabé:homem da roça, que passa muitos ensinamentos a Pedrinho
Marquês de Rabicó:um porquinho gordinho e bem guloso
Conselheiro: burro falante que dá bons conselhos à turma do Sítio
Cuca: personagem assustador, com cara de jacaré, que vive pondo medo em outras pessoas do Sítio
Saci: :personagem mais famoso do folclore brasileiro, foi aproveitado por Monteiro Lobato em sua obra



ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS