O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

Projeto Alimentação para Maternal

Projeto
Alimentação, Saúde e Higiene

Prof. Dessire Fernandes Saldanha



OBJETIVO GERAL:
·         Reconhecer os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando  a linguagem oral e visual.
·         Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·         Incentivar hábitos de higiene, como lavar as mãos, escovar dentes, tomar banho, entre outros.
·         Identificar as preferências alimentar dos alunos;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância de nos alimentamos;
·         Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.
·         Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
·         Reconhecer que o corpo suja, e que há necessidade de higiene diária.

Conteúdos Curriculares

1. Linguagem oral e escrita

• Registro da canção ( A Sopa do Neném)  para visualização das palavras.
• Contagem de letras e palavras; discriminação de letras e sons, palavras e frases (acompanhamento com dedos para o desenvolvimento da leitura de ajuste).
• Produção de cartazes com as palavras das músicas e seu respectivo desenho.
• Registro de receitas com alimentos.
• Associar desenhos a canção ( A Sopa do Neném).
• Leitura e representação do livro “A Cesta da dona Maricota”
· Sequencia alfabética.
• Brincadeiras com as vogais.

2. Alfabetização matemática

• Contagem com a cesta de alimentos “ A Cesta da Dona Maricota”.
• Estudos das cores e texturas dos alimentos.
• Noção de formas relacionando com alguns alimentos. Ex.: tomate – círculo; cenoura – triângulo, pão de forma - quadrado.
• Noções de lateralidade: dentro e fora; longe e perto; em cima e embaixo; ao lado.
• Sequencias numéricas.

3. Artes visuais

• Explorar cores e  formas.
• Modelagem dos ingredientes da SOPA.
· Carimbos feitos de batatas.
· Releitura da obra “Maçã” de Romero Brito.

4. Natureza e Sociedade

• Percepção das diferenças de sabores, odores, cores, texturas, formas e tamanhos na degustação dos alimentos.
· Incentivar o hábito de uma alimentação saudável.

5. Movimento
• Brincadeiras na roda cantada, dramatizando a música.
• Circuito com alimentos, passear no bosque e levar sua sacola.
• Preparando um prato saudável: higienizar, cortar e montar o prato.
• Com a massa de modelar, reproduzir as formas das frutas, verduras e legumes.

6. Identidade e autonomia
• Durante todo o projeto, será valorizada a postura, as atitudes adequadas, os momentos de higiene e o cuidado com o meio ambiente.

7. Música
• Melodia, letra e ritmo da canção “SOPA”, do grupo Palavra Cantada.
· Músicas da rotina dos alunos.

ATIVIDADES PREVISTAS:

·         Experimentar diversos alimentos e receitas em sala de aula;
·         Confeccionar cartazes e registros; ( cores e sabores) (alimentos saudáveis e não saudáveis)...
·         Trabalhar com diversos alimentos de plástico;
·         Rodas de conversas;
·         Rodinhas com músicas sobre alimentação;
·         Histórias que envolvam alimentação;
·         Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas, ex. purê de batata, mostrar a batata crua e depois cozida, etc...;
·         Conscientizar que alguns alimentos são provenientes ou derivados de animais;
·         Destacar os quatro tipos de sabores como doce, salgado, azedo e amargo
·         Destacar os grupos alimentares ( frutas, verduras, grãos, carnes e derivados, gorduras e doces);
·         Pinturas diversas.


CULMINÂCIA DO PROJETO
Realizar um piquenique com os alunos na varanda do CEINF.
Videos :
A sopa do neném ( Palavra Cantada), Bolacha de água e sal( Palavra Cantada),  A hora da refeição (Patati & Patatá), etc...
Video: A Sopa do Nenêm http://www.youtube.com/watch?v=j7arlpPAQ7w
Video: Bolacha de Água e Sal http://www.youtube.com/watch?v=PuQPMnQfkZ8
Patati e Patatá http://www.youtube.com/watch?v=404OQXQOyDw&feature=related
Este é sobre higiene:


Avaliação:

 A avaliação será feita através da participação, realização das atividades e expressão oral/verbal do aluno.







Música: A Sopa do Neném



 A SOPA DO NENÉM
PALAVRA CANTADA

O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM ESPINAFRE?
SERÁ QUE TEM TOMATE?
SERÁ QUE TEM FEIJÃO?
SERÁ QUE TEM AGRIÃO?
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM FARINHA?
SERÁ QUE TEM BALINHA!?
SERÁ QUE TEM MACARRÃO?
SERÁ QUE TEM CAMINHÃO?!
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM RABANETE?
SERÁ QUE TEM SORVETE!?
SERÁ QUE TEM BERINJELA?
SERÁ QUE TEM PANELA!?
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM MANDIOCA?
SERÁ QUE TEM MINHOCA!?!
SERÁ QUE TEM JACARÉ!?!
SERÁ QUE TEM CHULÉ!?!
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM ALHO-PORÓ?
SERÁ QUE TEM SABÃO EM PÓ?!
SERÁ QUE TEM REPOLHO?
SERÁ QUE TEM PIOLHO!?
É
1, É 2, É 3
O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM?( 2X)
SERÁ QUE TEM CAQUI?
SERÁ QUE TEM JAVALI?!
SERÁ QUE TEM PALMITO?
SERÁ QUE TEM PIRULITO!?
É
1, É 2, É 3





7 comentários:

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS