O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

PLANEJAMENTO PARA AS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DE AULA (MATERNAL 2 A 3 ANOS DE IDADE)


Planejamento para os primeiros 10 dias de aula para maternal
idade: 2 a 3 anos

1° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do ambiente.
Procedimento: Conversar sobre os combinados, o que pode e não pode fazer, reforçar as palavras mágicas por favor, obrigada, licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite. Será mostrada algumas imagens sobre as regras e perguntado. Depois faremos um desenho sobre o que foi combinado.
09:40 Brincadeira com panelinhas/ tirar fotos de todos os alunos
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





2° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição escolar e definir os combinados de sala de aula
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do ambiente.
Procedimento: Conhecer os funcionários do EMEI e suas respectivas funções, como Diretor, Coordenador, Professor, secretário, Funcionárias da faxina, Cozinheiras e Porteira. Depois iremos fazer uma visita por todas as dependências do EMEI para mostrar aos alunos. Mostraremos os banheiros e falaremos sobre a importância da higiene, a cozinha onde são preparados os alimentos, conheceremos as outras salas de aula, a sala dos professores, a coordenação e secretário, coordenadora, e diretora, por fim terminaremos brincando no pátio ou parque.
09:40 Brincadeira com blocos de montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação;
Objetivos: Aprimorar as relações no grupo e a conquista do trabalho autônomo;
Ações didáticas: Participar ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do ambiente.
Procedimento: Fazer a leitura do livro Um Dia em que o Monstro Veio a Escola e conversar com os alunos sobre comportamento, mostrar imagens de regras e fazer os combinados necessários. Depois faremos um desenho sobre a história.
09:40 Brincadeira livre
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





4° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do ambiente.
Procedimento: Será apresentada a música Bom Dia Coleguinha Como vai e depois iremos escutar diversas músicas infantis para dançarmos.
Bom Dia Coleguinha Como vai
 Bom dia professora como vai
Bom dia professora como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia professora como vai
Bom dia (aluno) como vai
Bom dia (aluno)  como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia (aluno)  como vai

09:40 Brincadeira com fantasias
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do outro;
Objetivos: Descobrir suas características e de seus colegas
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e grupos sociais, que amplie suas referencias sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento: Medir os alunos com fita métrica e fazer um cartaz com sua alturas e foto de cada um, com todas alturas de forma crescente, comparando o tamanho dos alunos, ( quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem é do mesmo tamanho?...).
09:40 Massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






6° DIA 

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Interagir com os colegas e professora
Objetivos: Aprender as músicas de rotina do espaço escolar, música “comeu pão na casa do João”.
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e grupos sociais, que amplie suas referências sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento: faça um círculo com as crianças – o professor canta a 1º vez ____________ comeu pão, na casa do joão a criança citada canta: eu não foi o... ( e aponta para um colega) e segue a brincadeira até todos participarem da música.
09:40 Brincadeira de panelinhas
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





7° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Experiências e conhecimentos: Conhecimento da rotina da instituição escolar e definir os combinados de sala de aula.
Objetivos: Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e diferentes situações no cotidiano da instituição.
Ações didáticas: Participar ativamente das situações do cotidiano, tanto ligadas ao cuidado de si como do ambiente.
Procedimento: Conversar sobre os combinados, o que pode e não pode fazer, reforçar as palavras mágicas por favor, obrigada, licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite.
09:40 Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





8° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir uma identidade pessoal e cultural de modo a construir uma visão positiva de si e dos outros;
Procedimento: Atividade coletiva, escolher um aluno, e pedir que se deite sobre o papel pardo, para que a professora, contorne o seu corpo, depois será feita uma conversa de roda sobre as partes do corpo humano e a necessidade da nossa higiene.
09:40 Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






9° DIA

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir uma identidade pessoal e cultural de modo a construir uma visão positiva de si e dos outros;
Procedimento: Brincadeira Chefinho mandou, o professor fala: - Chefinho mandou __________, e os alunos repetem o movimento do professor.
09:40 Brincadeira com Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







10° DIA 

07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos somos/aniversário/ números/alfabeto
08:30 Roda da História
08:40 Desenho/massinha
09:00 Roda da fruta
09:10 Higiene e troca de fraldas
09:20 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:   CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Descobrir o próprio corpo e o corpo do outro;
Objetivos: Reconhecer partes do corpo;
Ações didáticas: Construir uma identidade pessoal e cultural de modo a construir uma visão positiva de si e dos outros;
Procedimento: Será confeccionado pela professora um jogo com fotos dos alunos e seu nome escrito. Inicialmente mostrar aos alunos um por um e perguntar quem é o aluno, mostrar a letra de seu nome e pedir para o aluno procurá-la no alfabeto.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS