Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2015

A CONSTRUÇÃO DO NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL - APRENDENDO O NOME

A construção do nome na Educação Infantil
JUSTIFICATIVA:
  A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.    Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome. Segundo todas as características físicas, de modo de agir, de pensar e da história pessoal…

COBRA FEITA COM MATERIAL RECICLÁVEL

Essa atividade encontrei no blog Aprender Brincando, muito criativo!

Atividade para Maternal!

A cobra não tem pé... a cobra não tem mão.... Como é que a cobra sobe no pezinho de limão!!!
Oi gente!!! Olha quantas ideias para você fazer cobra com material reciclado!!!

Cobra feito com tubo de papel




Cobra feito com prato de papel e plástico bolha






cobra feito com caixa de maçã





Cobra feito com tampinha de garrafa pet


ATIVIDADES PARA INÍCIO DO ANO LETIVO ( berçário e maternal)

Uma atividade sequenciada para maternal e berçário:



Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,  essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,  desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) para que elas fiquem firmes, então seus alunos podem ajudar você, rasgando papeis, fazendo bolinhas até cada um encher sua própria caixa. Feche a caixa e encape-as com papel pardo, assim os alunos poderão pintá-las com tinta guache com suas mãos ou pincéis. Depois de secas…

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais