JUSTIFICATIVA
Os animais têm uma importante presença em nosso e cotidiano, estão
inseridos em nossas vidas de varias formas, alguns se destacam pelos seres
humanos pela sua aproximação e bom convívio, outros fornecendo alimentos,
vestuário e meio de transporte. Por outro lado, existem animais que, apesar
de serem necessários para o equilíbrio da natureza, podem provocar problemas
para os humanos, que são aqueles capazes de transmitir doenças e perigo.
Este projeto visa
identificar os animais e os cuidados para sua sobrevivência, refletir sobre
suas qualidades, características e seu habitat.
OBJETIVO GERAL
·
Definir de diversos animais suas principais características;
·
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade
(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades
relativas a cada espécie).
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Identificar os animais e suas diferentes características;
·
Desenvolver conceitos como tamanho, peso, altura, largura,
espessura...;
·
Identificar animais domésticos, rurais e selvagens;
·
A família e os bichos de estimação e os cuidados necessários para
sua sobrevivência. (Alimentação e higiene);
·
Locomoção dos animais ( quadrúpedes, rastejantes, voadores,
nadadores...);
·
Estimular a linguagem oral e a coordenação motora;
·
Relacionar alimentos de origem animal;
·
Estimular valores de afetividade;
·
Diferenciar as cores;
·
Desenvolver conceitos de moradia (habitat);
·
Identificar texturas ( penas, pelo, couro...);
·
A proteção da fauna;
·
Animais em extinção;
·
Utilização como meio de transporte;
·
Animais peçonhentos e perigosos.
ATIVIDADES PREVISTAS
Roda de
conversa
Interpretação
e gesticulação de músicas
Leitura de
histórias
Sessão de
filme
Confecção de
cartazes
Brincadeiras
dirigidas sobre o tema em questão
Confecção de
animais com materiais recicláveis
Modelagem
Explorar o brincar, o dançar o dramatizar do tema;
Pintura e colagem com diferentes meios e suportes;
Apreciação de imagens;
MATERIAL
DIDÁTICO E RECURSOS
Livros didáticos
CD
Televisão
Sucata
Folhas xerocadas
Revistas
Cola
Tesoura
Espelho
Mascaras
Fantoches
Som
Filmes
Papeis diversos
Tinta
Pincel
Lápis de cor
Giz cera
Livros
literatura infantil
AVALIAÇÃO
O registro será realizado diariamente, após a realização das atividades,
observando a participação, o interesse dos alunos no decorrer das aulas sobre o
tema proposto.
REFERÊNCIAS
Referencial curricular nacional para a
educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.:il.
Parabéns! pela dedicação .
ResponderExcluir