Pular para o conteúdo principal

PROJETO ANIMAIS


PROJETO ANIMAIS






Professora Dessire Saldanha
Idade:3 a 4 anos




JUSTIFICATIVA

Os animais têm uma importante presença em nosso e cotidiano, estão inseridos em nossas vidas de varias formas, alguns se destacam pelos seres humanos pela sua aproximação e bom convívio, outros fornecendo alimentos, vestuário e meio de transporte. Por outro lado, existem animais que, apesar de serem necessários para o equilíbrio da natureza, podem provocar problemas para os humanos, que são aqueles capazes de transmitir doenças e perigo.
 Este projeto visa identificar os animais e os cuidados para sua sobrevivência, refletir sobre suas qualidades, características e seu habitat.

OBJETIVO GERAL

·         Definir de diversos animais suas principais características;
·         Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie).

OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Identificar os animais e suas diferentes características;
·         Desenvolver conceitos como tamanho, peso, altura, largura, espessura...;
·         Identificar animais domésticos, rurais e selvagens;
·         A família e os bichos de estimação e os cuidados necessários para sua sobrevivência. (Alimentação e higiene);
·         Locomoção dos animais ( quadrúpedes, rastejantes, voadores, nadadores...);
·         Estimular a linguagem oral e a coordenação motora;
·         Relacionar alimentos de origem animal;
·         Estimular valores de afetividade;
·         Diferenciar as cores;
·         Desenvolver conceitos de moradia (habitat);
·         Identificar texturas ( penas, pelo, couro...);
·         A proteção da fauna;
·         Animais em extinção;
·         Utilização como meio de transporte;
·         Animais peçonhentos e perigosos.

ATIVIDADES PREVISTAS

Roda de conversa
Interpretação e gesticulação de músicas
Leitura de histórias
Sessão de filme
Confecção de cartazes
Brincadeiras dirigidas sobre o tema em questão
Confecção de animais com materiais recicláveis
Modelagem
Explorar o brincar, o dançar o dramatizar do tema;
Pintura e colagem com diferentes meios e suportes;
Apreciação de imagens;


MATERIAL DIDÁTICO E RECURSOS

Livros didáticos
CD
Televisão
Sucata
Folhas xerocadas
Revistas
Cola
Tesoura
Espelho
Mascaras
Fantoches
Som
Filmes
Papeis diversos
Tinta
Pincel
Lápis de cor
Giz cera
Livros literatura infantil

AVALIAÇÃO

O registro será realizado diariamente, após a realização das atividades, observando a participação, o interesse dos alunos no decorrer das aulas sobre o tema proposto.


REFERÊNCIAS


Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.:il.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Roda de Música

O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho   com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

MÚSICA

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e  comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma  de expressão humana.  Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, fetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do  desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


PIRULITO QUE BATE BATE

Pirulito que bate b…

Atividades com números

Lista de Chamada

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais