Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA SEMANA DE AULA

Este é meu cronograma para esta primeira semana de aula, são crianças com idade entre 3 a 4 anos.
SEGUNDA-FEIRA

13:00
DESPERTAR/CHAMADA/MÚSICA
13:30
LANCHE/ESCOVAÇÃO
14:00
ATIVIDADE DIVERSIFICADA
( VÁRIAS MESAS COM DIFERENTES ATIVIDADES, EX: DESENHO, PINTURA COM COLA COLORIDA, BLOCOS DE MONTAR E MASSINHA)
15:00
ATIVIDADE
ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: NOME PRÓPRIO
OBJETIVO: FAMILIARIZAÇÃO DO SEU NOME E LETRA INICIAL.
PROCEDIMENTOS:  CADA ALUNO RECEBERÁ UMA FICHA COM SEU NOME E IRÁ LOCALIZÁ-LA NO ALFABETO DA SALA DE AULA, DEPOIS PODERÁ DESENHAR DA MANEIRA QUE QUISER SUA LETRA. 
15:40
BRINCADEIRA DIRIGIDA
COLOCAR UMA VENDA NUMA CRIANÇA E ESCOLHER OUTRA CRIANÇA PARA QUE A DE OLHOS VENDADOS POSSA DESCOBRIR QUEM É POR MEIO DO TATO.
16:00
JANTAR
16:20
RODA DE HISTÓRIA
AUTOR (A):
COLEÇÃO:
EDITORA:
16:40
DESENHO LIVRE
17:00
SAÍDA
AVALIAÇÃO:








TERÇA-FEIRA
13:00
DESPERTAR/CHAMADA E MÚSICA
13:30
LANCHE/ESCOVAÇÃO
14:00
ATIVIDADE
ÁREA: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: GRANDEZAS
OBJETIVO: TAMANHO/ALTURA
PROCEDIMENTOS: MEDIR OS ALUNOS COM FITA MÉTRICA E CORTAR UM BARBANTE COM SUA ALTURAS, LOGO SERÁ FEITO UM PAINEL COM TODAS ALTURAS DE FORMACRESCENTE, COMPARANDO O TAMANHO DOS ALUNOS, ( QUEM É MAIS ALTO? QUEM É MAIS BAIXO? QUEM É DO MESMO TAMANHO?...).
15:00
RODA DE MÚSICA
15:30
 BRINCADEIRA BISCOITINHO QUEIMADO
MATERIAL NECESSÁRIO
UM BRINQUEDO.
DESENVOLVIMENTO
O EDUCADOR ESCONDE UM BRINQUEDO QUALQUER (O "BISCOITINHO QUEIMADO"), ENQUANTO OS PARTICIPANTES ESTÃO DE OLHOS FECHADOS. DEPOIS GRITA: "BISCOITINHO QUEIMADO!", E OS OUTROS TÊM QUE TENTAR ENCONTRÁ-LO. QUANDO UMA CRIANÇA CHEGA PERTO DO "BISCOITINHO QUEIMADO", O EDUCADOR GRITA SEU NOME E FALA: "ESTÁ QUENTE!". SE ESTIVER LONGE, ELE GRITA "ESTÁ FRIO!". QUEM ENCONTRAR O BRINQUEDO PRIMEIRO GANHA.
16:00
JANTAR
16:20
RODA DE HISTÓRIA
AUTOR (A):
COLEÇÃO:
EDITORA:
16:40
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
LIVROS, DESENHO E BLOCOS DE MONTAR.
17:00
SAÍDA
AVALIAÇÃO:






QUARTA-FEIRA
13:00
DESPERTAR/CHAMADA E MÚSICA
13:30
LANCHE/ESCOVAÇÃO
14:00
ATIVIDADE
ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERISTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO, RECORTE UM BONEQUINHO. PARA FICAR MAIS FÁCIL, DOBRE O PAPEL PARDO COMO UMA SANFONA, RISQUE O MOLDE DO BONEQUINHO NELE E RECORTE. DE PAPÉIS COLORIDOS ÀS CRIANÇAS E PEÇA-LHES PARA CORTAREM ROUPINHAS PARA VESTIREM O BONEQUINHO. O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
DEPOIS DE CORTAR AS ROUPINHAS, PASSE COLA NO BONECO E PEÇA ÀS CRIANÇAS PARA COLAREM E DESENHAREM CABELOS, OLHOS, BOCA E NARIZ. MOMENTO DE MONTAR UM MURAL COM TODOS OS BONECOS, ESCREVENDO O NOME DE CADA CRIANÇA ABAIXO DAQUELE QUE ELA FEZ.
14:40
RODA DE MÚSICA
16:00
BRINCADEIRA :    “CAIXA DE NOMES”:
COLOCAR AS FICHAS COM O NOME DOS ALUNOS DENTRO DE UMA CAIXA SURPRESA.
COMO TRABALHAR:
CRIANÇAS ASSENTADAS EM RODA; RETIRE DE DENTRO DA CAIXA SURPRESA UMA FICHA COM O NOME DE UMA DAS  CRIANÇAS;LEIA-O E PEÇA ÀS CRIANÇAS QUE REPITAM;
COLOQUE A FICHA NO CENTRO DA RODA, PARA QUE POSSA SER VISUALIZADO POR TODOS. DEPOIS CANTE A MÚSICA “A CANOA VIROU” COM O NOME SORTEADO;
A CRIANÇA CUJA FICHA ( CRACHÁ)  ESTÁ  NO MEIO DA RODA DEVE PEGÁ-LA E COLOCÁ-LO  NA CHAMADA. REPETIR A MÚSICA PARA CADA NOME.
16:20
RODA DE HISTÓRIA
AUTOR (A):
COLEÇÃO:
EDITORA:
16:40
 BRINCADEIRAS COM BLOCOS DE MONTAR
AVALIAÇÃO:


QUINTA-FEIRA

13:00
DESPERTAR/CHAMADA E MÚSICA
13:30
LANCHE/ESCOVAÇÃO
14:00
ÁREA: ARTE
OBJETIVO: ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE PARA APRENDER A APRECIAR E FAZER ARTE;
CONTEÚDO: CONFECÇÃO DE UMA MÁSCARA
PROCEDIMENTOS: SERÁ CONFECCIONADO COM PAPEL MÁSCARAS QUE SERÁ PINTADAS E ENFEITADAS PELOS ALUNOS, SERÁ UTILIZADA NA FESTA DE CARNAVAL DO CEINF.
15:00
RODA DE MÚSICA
15:30
BRINCADEIRA DIRIGIDA
DESENHAREMOS FORMAS GEOMÉTRICAS, (CÍRCULOS, QUADRADO, TRIÂNGULO),ESCOLHEREMOS UMA CRIANÇA PARA DEMONSTRAR A BRINCADEIRA, ELA TERÁ QUE PULAR DENTRO DE CADA FORMA GEOMÉTRICA E ASSIM SUCESSIVAMENTE TODAS PARTICIPARÃO.

16:00
JANTAR
16:20
RODA DE HISTÓRIA

AUTOR(A):
COLEÇÃO:
EDITORA:
16:40
BRINCADEIRA DIRIGIDA
17:00
SAÍDA
AVALIAÇÃO:








SEXTA-FEIRA

13:00
DESPERTAR/CHAMADA E MÚSICA
13:30
LANCHE/ESCOVAÇÃO
14:00
RODA DE HISTÓRIA
AUTOR(A):
COLEÇÃO:
EDITORA:
14:30
DESENHO LIVRE
15:00
CARNAVAL
16:00
JANTAR
16:20
BRINCADEIRA LIVRE
BRINQUEDOS DE CASA
17:00
SAÍDA
AVALIAÇÃO:








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Identidade para Berçário

Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II. Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.

Você vai precisar de:
Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala) Guache Papel pardo 1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento: Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) p…

Roda de Música

O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho   com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

MÚSICA

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e  comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma  de expressão humana.  Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, fetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do  desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.


PIRULITO QUE BATE BATE

Pirulito que bate b…

Atividades com números

Lista de Chamada

Capas para Cadernos, Trabalhinhos...

Arquivo

Mostrar mais

CURTA NOSSA FAN PAGE

DE A a Z

Mostrar mais