O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

ATIVIDADES DOMICILIARES - PLANEJAMENTOS PRONTOS - BRINCADEIRAS- PARA IMPRIMIR

   


O EU, O OUTRO E O NÓS
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO

Saberes e conhecimentos:
·       Desenvolvimento da autonomia nas ações de cuidado pessoal, bem-estar, saúde, alimentação e higiene;
·       Observação das mudanças em diferentes materiais, resultantes de experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais;
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
·       Desenvolver atitudes de cuidado
Procedimentos:
Proposta da página 29, SUGESTÕES DE SITES COM MÚSICAS E HISTÓRIAS – Músicas mais acessadas do grupo Palavra Cantada, do Caderno de Experiências Grupo 3.

Iniciando este caderno de atividades, vamos começar conversando com a criança o motivo dela não estar indo para a escola, e porque está fazendo as atividades em casa. Converse sobre o Coronavírus, fale que é uma doença nova, que está circulando, e precisamos tomar alguns cuidados.
·       Enfatize bons hábitos de saúde, como cobrir o nariz e a boca com a parte interna do cotovelo flexionado ao espirrar ou tossir, utilize bonecos ou marionetes para demonstrar os sintomas (espirros, tosse e febre);
·       Lavar as mãos com água e sabão com frequência.  Passar álcool em gel quando for necessário.
Não precisa ser uma conversa assustadora, torne a atividade divertida, cante e dance.  
Após a conversa vamos apresentar a música do grupo Palavra Cantada “ Lavar as Mão” você pode acessar no endereço :  https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk. Utilize-a na hora de lavar as mãos, mostre a forma mais correta de lavar as mãos.
Que tal sugerir de fazer uma experiência após a atividade? Você vai precisar de 2 pratos, água, sabão e orégano. Em um prato coloque água com sabão e no outro água com orégano, peça a criança colocar o dedo no prato com orégano, e observar o que acontece. Depois peça para colocar o mesmo dedo no outro prato com água e sabão e colocá-lo novamente no prato com orégano. O orégano não gruda mais no dedo. Compare o orégano com o Coronavírus, o poder que a água e sabão tem. A experiência na integra você pode acompanhar no endereço; https://dessiral.blogspot.com/2020/03/coronavirus-mae-ensina-filha-o-poder-de.html.




CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Saberes e conhecimentos:
Ampliação do repertório artístico cultural, por meio da interação com diversas formas de expressões artísticas;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
·       Acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias;
·       Movimentação e exploração das diferentes partes do corpo e também o corpo como um todo;
·       Construir repertorio gráfico

Procedimentos:
Proposta da página 5, CIRANDA CIRANDINHA, do Caderno de Experiências Grupo 3.

“ CIRANDA CIRANDINHA”

Com o auxílio da música, Ciranda Cirandinha, da Galinha Pintadinha,  disponível no Youtube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=qzEcHMqqcuE,  faça um círculo com quem irá participar da brincadeira, e peça para cada um pegar na mão de quem estiver ao lado, agora é só acompanhar a música com movimentos circulares, pode variar , os lados, e cada vez variar a criança que irá entrar na roda, peça pra ela falar o que quiser no centro da roda, faça novamente até todos participarem da brincadeira.  Depois peça para a criança fazer o registro da brincadeira cantada, você pode recortar a folha em forma de ciranda, como imagem ao lado, e oferecer para a criança desenhar a seu modo e depois brincar.



Pode assistir como fazer a dobradura  no Youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=rtag67ejqKo




ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Saberes e conhecimentos:
Apropriação do próprio nome

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Escrever o nome próprio em situações que essa ação é necessária;

Procedimentos:
Proposta da página 5, CIRANDA CIRANDINHA, do Caderno de Experiências Grupo 3.

CIRANDA CIRANDINHA
CIRANDA, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR
VAMOS DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR
O ANEL QUE TU ME DESTE
ERA VIDRO E SE QUEBROU
A AMIZADE QUE TU TINHAS
ERA POUCA E SE ACABOU
POR ISSO (ESCOLHER ALGUÉM E CHAMAR PELO NOME)
FAZ FAVOR DE ENTRAR NA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.


Primeiramente faça uma ficha com o nome da criança e mostre a ela, explique que aquele é as letras que compõe seu nome, converse com a criança que hoje iremos ver a primeira letra de seu nome, e como as letras estão em todos os lugares.
Escreva em um cartaz (escrever com letra de Forma maiúscula) a música “ Ciranda Cirandinha”, e relembre com a criança, cante mostrando o cartaz, acompanhando as palavras, repita a canção algumas vezes, agora mostre novamente a ficha com o nome da criança, e peça para ela achar e circular, ou marcar, a primeira letra de seu nome no cartaz, com lápis ou giz.
Reserve essa ficha para atividades futuras.







CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Saberes e conhecimentos:
·       Brincadeiras cantadas;
·       Explorações por meio de brincadeiras e brinquedos em diferentes ambientes;
  • Comunicação de pensamento e emoções através do desenho;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Fazer uso de movimentos e gestos cada vez mais precisos ao interagir com colegas e adultos;

Procedimentos:
Proposta da página 5, ESCRAVOS DE JÓ, do Caderno de Experiências Grupo 3.

Brincadeira cantada ESCRAVOS DE JÓ
Sentem-se um de frente para o outro ou em círculo. Cada um precisa ter um objeto em mãos para participar do jogo. Ao ritmo da cantiga marcando os tempos fortes.
Escravos de Jó jogavam caxangá (as crianças participantes vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de maneira que cada jogador fique somente com uma pedrinha, sempre.
Tira, (cada criança levanta a pedra que está em suas mãos)
Põe, (colocam a pedra novamente no chão)
Deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)
Fazem Zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)
Zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam)
Zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)

Você pode mostrar a brincadeira antes de fazer com a criança, assista ao vídeo no Youtube, da Galinha Pintadinha disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AJCVHKEohAg .Depois ofereça papel  para a criança registar a brincadeira através de desenhos.






CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Saberes e conhecimentos:
·       Brincadeiras cantadas;
·       Progressiva autonomia nos movimentos envolvidos nos atos de movimentos finos, como rasgar, amassar e apertar.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Fazer uso de movimentos e gestos cada vez mais precisos ao interagir com colegas e adultos;

Procedimentos:
Proposta da página 5 do Caderno, ESCRAVOS DE JÓ, de Experiências Grupo 3.

Vamos confeccionar uma bolinha feita pela criança para brincar a brincadeira já vista anteriormente, Escravos de Jó. Pegue uma revista velha ofereça a criança e peça para ela rasgar uma página, ajude-a se necessário, peça para a criança amassar o papel até ficar uma bolinha bem amassada e redondinha, faça uma bolinha junto com a criança, mostrando como amassar, e arredondar a bolinha, faça movimentos de apertar de enrolar sempre mostrando a criança, ajude-o se necessário, mais sempre o estimule a fazer sozinho. Depois de pronta vamos relembrar a brincadeira cantada Escravos de Jó e brincar com o material preparado pela criança.

 ESCRAVOS DE JÓ
ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA, BOTA,
DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE, ZIGUE ZÁ (BIS)


  

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Saberes e conhecimentos:
·                Jogos de expressão corporal – tais como correr, saltar rebolar, subir, descer, arrastar, engatinhar, levantar, passar por dentro, por baixo, rolar, virar cambalhota, empurrar etc;


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

·                 Explorar suas conquistas motoras para correr, subir, escorregar, pendurar-se, salta, pular; desenhar, pintar, recortar, modelar, rasgar, folhear;

Procedimentos:
Proposta da página 25, CIRCUITOS E DESAFIOS CORPORAIS, do Caderno de Experiências Grupo 3.

Vamos organizar uma atividade de circuitos com desafios, utilizando objetos que possam ter em casa tais como, mesas, cadeiras, bancos, pneus, corda, caixotes de madeira, tábuas, fios, bola, fita crepe, barbante etc.
Para deixar a brincadeira mais emocionante, que tal contar uma história antes, e depois dramatizar essa história através de um caminho cheio de desafios. Nesta atividade vou ressaltar a história João e o Pé de Feijão, conte a história, caso não tiver acesse no Youtube, disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=P-2rj3wamDI&t=258s, depois prepare o ambiente para fazer a atividade, simule a janela, improvise algum obstáculo para ele passar, cole folhas no chão, para a criança seguir o caminho, coloque barreiras no caminho, como galhos, para a criança pular, cadeira para passar por baixo ou por cima, e assim por diante, até chegar no saco de ouro do gigante. Repita algumas vezes, ajude somente se necessário.  Para a atividade ficar ainda mais gostosa você pode substituir o saco de ouro por guloseimas.




CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Saberes e conhecimentos:
•         Explorações por meio de brincadeiras e brinquedos em diferentes ambientes;
•         Jogos de expressão corporal – tais como correr, saltar, rebolar, subir, descer, arrastar, engatinhar, levantar, passar por dentro, por baixo, rolar, virar cambalhota, empurrar etc.;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Demonstrar controle no uso do seu corpo em momentos de brincadeiras e jogos;

Procedimentos:
Proposta da página 24, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS, do Caderno de Experiências Grupo 3.

Confeccionar uma peteca com os materiais que você tem em casa.
Pergunte a criança se ela sabe o que é uma peteca, se já viu alguma, a peteca tem origem indígena, é utilizada pela população indígena como uma atividade recreativa e desportiva para aquecimento durante a época mais fria. A tradição de jogar peteca foi transmitida com o passar dos anos, hoje a brincadeira já virou até esporte. Então para comemorarmos o dia do índio, 19 de abril, vamos confeccionar uma peteca com os materiais que você tem em casa.

Iremos precisar:
·       Pedaço de tecido, ou TNT, ou até mesmo uma folha de jornal (dobrada), corte em um quadrado 30x30
·       Folha de papel para amassar
·       Barbante ou durex para fechar a peteca
Peça que a criança amasse uma bola de papel, mais ou menos com duas folhas de revistas ou do tamanho da palma da mão, estimulem elas a amassarem bem o papel fazendo uma bola, deixando bem amassado e redondo. Depois peça que cada uma coloque no centro do TNT cortado em quadrado e ajude-as a fechá-las com um laço ou nó com o barbante. Para jogar quem começa deve segurar a peteca com uma mão e golpeá-la debaixo para cima com a outra mão, lançando aos companheiros de jogo. O jogador seguinte golpeia a peteca passando para o outro sem deixar cair. O ganhador do jogo será quem não deixou a peteca cair.  Você pode ver no passo a passo no site  Educação Infantil – Professora Dessire, disponível em: http://dessiral.blogspot.com/2017/10/semana-da-crianca-peteca-de-tnt-e-papel.html .


ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Saberes e conhecimentos:
Expressão das ideias, desejos, necessidades, opiniões, sentimentos, curiosidades e ponto de vista.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Brincar com adivinhas
Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Procedimentos:
Proposta da página 23, CAIXA SENSORIAL: QUAL É O OBJETO?,  do Caderno de Experiências Grupo 3.

CAIXA SENSORIAL: QUAL É O OBJETO?
A pessoa que organizar a brincadeira precisará de uma caixa de sapato, se possível decorá-la encapando com papel ou como decidir com a criança. Sobre a tampa da caixa deverão ser feitos alguns cortes de maneira que a criança consiga colocar a mão dentro da caixa para pegar os objetos.
Para fazer esta atividade escolha alguns objetos que a criança goste ou use, por ex: brinquedo predileto, chupeta, escova de cabelo... escolha uns 6 objetos. Mostre a criança os objetos e depois coloque apenas um na caixa sem a criança ver.
IMAGEM: G1, É DE CASA
A brincadeira consiste na criança colocar a mão, pegar o objeto e dizer se o objeto é macio, duro, pequeno, longo, curto, etc. e por fim dizer o nome do objeto e retirá-lo da caixa. Ao final da brincadeira o adulto poderá pedir que elas produzam desenhos inspirados nos objetos acertados por ela em folha de papel sulfite, e podem fazer uma exposição de tais atividades expondo-as num cantinho da casa.




ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Saberes e conhecimentos:
Brincadeiras cantadas;
Progressiva autonomia nos movimentos envolvidos nos atos de movimentos finos, como rasgar, amassar e apertar.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Fazer uso de movimentos e gestos cada vez mais precisos ao interagir com colegas e adultos;

Procedimentos:
Proposta da página 18, Leitura da história MEU AMIGO ROBÔ (GISELDA LAPORTA NICOLELIS) e Proposta da página 24, CONFECCIONAR UM BONECO DE SUCATAS, do Caderno de Experiências Grupo 3.

IMAGEM: GOOGLE IMAGENS
 Faça a leitura da história Meu Amigo Robô para a criança, convide-a para fazer um brinquedo que seja especial para ela, pergunte o que gostaria fazer, depois estimule a criança a procurar sucatas pela casa, embalagens descartáveis, caixas, embrulhos, tampas, rolos de papel higiênico, garrafas pet... utilize o que tiver em casa, separe fita crepe, durex, fita adesiva, cola e mãos à obra, ajude a criança a colar, mais deixe a montagem ao critério da criança, depois deixe tudo bem colado e deixe a criança soltar a imaginação brincando livremente.
Uma sugestão como auxilio para contar a história é acessando a site do Itaú Social, programa Leia para uma criança, o livro está disponível online no endereço: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/meu-amigo-robo/

IMAGEM: PINTEREST




ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Saberes e conhecimentos:
Brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de tempo e de espaço.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Ter contato com números identificá-los gradativamente;

Procedimentos:
Proposta da página 8, UM DOIS, FEIJÃO COM ARROZ..., do Caderno de Experiências Grupo 3.

Escreva em um cartaz (Lembre-se de escrever com letra de forma, maiúscula), a parlenda “Um dois, Feijão com arroz...”, leia para a criança: 


1, 2
FEIJÃO COM ARROZ
3, 4
FEIJÃO NO PRATO
5, 6
FALAR EM INGLÊS
7, 8
COMER BISCOITO
9,10
COMER PASTÉIS


Repita algumas vezes a leitura. Após a leitura da parlenda dê revistas velhas e canetinha para que a criança possa encontrar os números e circular. Peça para ela fazer os desenhos para completar o cartaz, desenhar o feijão com arroz, o feijão no prato e também fazer o registro dos números, ao seu modo.
Após a atividade assista ao vídeo do grupo Palavra Cantada a música Pot Pourri Parlendas, endereço do link: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs.




TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
CORPO, GESTO E MOVIMENTO

Saberes e conhecimentos:
Ampliação do repertório artístico cultural, por meio da interação com diversas formas de expressões artísticas;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
·       Acompanhar brincadeiras, cantadas canções, músicas e melodias;
·       Construir repertorio gráfico, plástico e musical, a partir da exploração de diferentes formas, texturas, cores; sons, e ritmos relacionados as produções artísticas produzidas pela humanidade e por sua cidade;

Procedimentos:
Proposta da página 9, A CANOA do Caderno de Experiências Grupo 3.


A Canoa
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de _______
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava ________
Do fundo do mar

Siri pra cá,
Siri pra lá
______ é bela(o)
E quer casar.


Cantar a canção, chamando pelo nome da criança, mostre a ficha com seu nome para a criança ver as letras, repita algumas vezes a canção, peça para o aluno lembrar o nome dos coleguinhas, das professoras...
Depois iremos confeccionar um barquinho de papel para a criança brincar.
Para essa atividade você precisará de uma folha de papel a4, de para a criança pintar, de preferência com giz de cera (pois o giz de cera impermeabiliza o papel, deixando-o mais resistente a água). Junto com a criança vai acompanhado o passo a passo a dobradura, pegue a mão da criança e passe na folha a cada dobradura.
  
Veja como fazer:

IMAGEM: GOOGLE IMAGENS



Após o Barquinho pronto, leve para a área externa da casa e agora você pode pegar a bacia, encher de água, pedir para a criança colocar o barquinho na água, ou até mesmo pegar a mangueira para ver aonde o barquinho vai parar.



ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
O EU, O OUTRO E O NÓS

Saberes e conhecimentos:

•         Audição e reconto de histórias, lendas fábulas, poesias, piadas, parlendas e trava-línguas;
•          Reconhecimento da imagem de seu corpo;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
•          Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
•          Audição e reconto de histórias, lendas fábulas, poesias, piadas, parlendas e trava-línguas.

Procedimentos:
 Leitura do poema O PATO TIRA RETRATO (MÁRIO QUINTANA) 

Faça a leitura do poema O PATO TIRA RETRATO (MÁRIO QUINTANA)
Depois de escutar esse poema do Mário Quintana, que tal você perceber suas características olhando-se no espelho. Coloque um espelho de forma que a criança veja seu rosto e se possível seu corpo, disponibilize canetinhas, tinta, batom... para que a criança possa se desenhar no espelho, pode variar a brincadeira, desenhando o adulto que está acompanhando, o irmão... A atividade necessita ser rigidamente monitorada, para a criança não decorar os cômodos da casa.



ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
CORPO, GESTO E MOVIMENTO

Saberes e conhecimentos:

•         Audição e reconto de histórias, lendas fábulas, poesias, piadas, parlendas e trava-línguas;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

•          Audição e reconto de histórias, lendas fábulas, poesias, piadas, parlendas e trava-línguas.

Procedimentos:
 Leitura do livro A CASA SONOLENTA (AUDREY WOOD & DON WOOD) 

Primeiro prepare um local bem aconchegante para realizar a atividade, pode colocar tapetes para deitar, almofadas, pode fazer cabaninha com lençol. Deite com ela, coloque para a criança assistir (pode ser no celular mesmo) , a história A Casa Sonolenta, que está disponível  no Youtube, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=b6y2pgqmhgw.
Após escutar a história vamos lembrar os personagens da história, quem dormia primeiro, e em seguida e assim por diante... depois peça para a criança pegar alguns brinquedos de tamanhos diferentes, e peça para empilhar os brinquedos, primeiramente peça para ela pegar o maior, e o próximo conforme o tamanho, e assim por diante, repita a brincadeira, mude os brinquedos, pode fazer com blocos de montar.... Depois, peça para a criança registar através de desenhos a atividade.


  


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
CORPO, GESTO E MOVIMENTO

Saberes e conhecimentos:

•          Explorações por meio de brincadeiras e brinquedos em diferentes ambientes;
•          Construção de obras com materiais recicláveis;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
•          Construir repertorio gráfico, plástico e musical, a partir da exploração de diferentes formas, texturas, cores;
•          Explorar suas conquistas motoras para desenhar, pintar, recortar, modelar;

Procedimentos:
 Proposta da página 17, Leitura do livro A CASA SONOLENTA (AUDREY WOOD & DON WOOD), proposta da página 24, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS do Caderno de Experiências Grupo 3.
Para esta atividade você precisará de caixas de papel de diversos tamanhos, tinta, canetinhas, papel para encapar, cola e fita adesivas.
Vamos relembrar a história “ A Casa Sonolenta” e agora vamos construir a sua casa sonolenta, procure pela casa caixas de papel, ache uma grande para ser a casa, você pode enfeitar a casa pintando com tinta, desenhando, decorando ao seu modo.
Depois,  pegue caixas menores para construir os personagens da história, caixinhas de remédio, embalagens... pode encapar com papel, desenhar os personagens. Agora é só brincar com todo esse cenário pronto.



ESPAÇOS, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Saberes e conhecimentos:
Utilização de registros convencionais e não convencionais para o reconhecimento da anotação numérica;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos;

Procedimentos:
Proposta da página 6, CADÊ? (GUTO LINS) do Caderno de Experiências Grupo 3.

Leia bem devagar a parlenda CADÊ? (GUTO LINS)
Depois de fazer a leitura da parlenda vamos pedir para a criança contar quantos personagens ela consegue se lembrar. Primeiro pegue alguns objetos para auxiliar na contagem, pode ser tampas, peças de blocos de montar.... Pergunte qual o personagem da parlenda a criança se lembra, a cada personagem que ela falar, ajude-a a pegar a tampa ou bloco, depois de terminar de contar qual lembrou, peça para contar as tampas separadas. Após terminar você pode fazer ao contrário, faça a leitura novamente da parlenda e agora comesse a contar os personagens que a criança não citou, separe as tampas conforme vai fazendo a leitura e ao fim peça para ela contar novamente, e ao fim conte todos os personagens da história com o auxílio das tampas ou blocos.
Ofereça papel para a criança registar a história através de desenhos, peça para desenhar os personagens do livro.



TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Saberes e conhecimentos:
Ampliação do repertório artístico cultural, por meio da interação com diversas formas de expressões artísticas;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Acompanhar brincadeiras, cantadas canções, músicas e melodias;

Procedimentos:
Ampliando a proposta da página 5 do Caderno de Experiências Grupo 3.

Vamos relembrar uma música que as crianças já aprenderam no ambiente escolar.
A música se encontra disponível no Youtube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=llMKe7qxo_w.  A música acompanha alguns gestos que as crianças já estão habituadas a fazerem.

O Ratinho
O ratinho bonitinho
Que fazia qui-qui-qui (pega no Bigode)
Comeu todo o meu queijinho (imitar que está comendo)
Que estava bem aqui (indica a palma da mão)

Eu armei uma ratoeira
Pra pegar o traidor
Mas peguei o meu dedinho (pega o dedo indicador)
Puxa vida, ai que dor (agita o dedo indicador com cara de dor)

Outras músicas de nosso repertório musical:
A Dona Aranha, A Aranha Caranguejeira, O ônibus, a Lagarta Comilona, Borboleta Eufrida, João Trabalha com um martelo, 5 macaquinhos, Era uma casa bem fechada, Os sentidos, Borboletinha, Borboleta Preta, Lavando a roupa com sabão...



ESPAÇOS, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Saberes e conhecimentos:
Utilização de registros convencionais e não convencionais para o reconhecimento da anotação numérica;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos;

Procedimentos:
Proposta da página 21, A GALINHA RUIVA, do Caderno de Experiências Grupo 3.

Faça a leitura da História “ A galinha Ruiva”, e que tal fazermos uma receita? Vamos confeccionar massinha de modelar junto com as crianças, que elas possam brincar depois, até mesmo se bem guardada por alguns dias. Você irá precisar:
MASSINHA DE MODELAR CASEIRA
INGREDIENTES:
02 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
01 XÍCARA DE SAL
02 COLHERES (SOPA) DE ÓLEO
SUCO EM PÓ PARA DAR COR OU CORANTE ALIMENTÍCIO
ÁGUA
PREPARO:
EM UM RECIPIENTE MISTURE A FARINHA E O SAL, ATÉ QUE FIQUEM HOMOGÊNEOS. EM UMA XÍCARA DILUA DUAS COLHERES DE SUCO EM PÓ NA ÁGUA, ACRESCENTANDO NA MISTURA. SOVE BEM A MASSA. SE FICAR SECA OU QUEBRADIÇA, ACRESCENTE MAIS ÁGUA. ACRESCENTE O ÓLEO PARA TIRAR A MASSA DA TIGELA.
Prepare o ambiente onde será preparada a receita, higienize as mãos, pegue todos os ingredientes, e um vasilhame para misturar os ingredientes. Escreva a receita em um cartaz (lembre-se de escrever com letra de Forma) e cole na parede, perto de onde estão preparando a receita.
Leia o cartaz em voz alta, a cada ingrediente, peça para a criança pegar e colocar no vasilhame, depois de colocado todos os ingredientes, misture até formar uma massa e dê alguns pedaços para o aluno ajudar a misturar. Depois que a massa tiver bem homogênea, agora é só brincar, pode fazer os personagens da história de massinha, a galinha, os pintinhos .... As crianças adoram brincar com massinha, disponibilize alguns acessórios para servir como ferramentas, como tampinhas, palitos de picolé, forminhas, depois coloque a massinha em um saco bem vedado e ela pode durar alguns dias.




MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO

Saberes e conhecimentos:
•          Observação das mudanças em diferentes materiais, resultantes de experimentos envolvendo fenômenos naturais;
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
·       Pensar sobre suas relações com o ambiente;
Procedimentos:
Proposta da página 21, A GALINHA RUIVA, do Caderno de Experiências Grupo 3.

Que tal hoje fazermos uma atividade diferente? Vamos lembrar a história da Galinha Ruiva, e lembrar o alimento que a galinha precisava para preparar o bolo, vamos plantar algumas sementes de milho (milho de pipoca mesmo).
Você vai precisar:
·       Vaso do tamanho que desejar (pode ser alguma embalagem descartável)
·       Semente de milho (pode ser a semente de pipoca)
·       Terra necessária para o vaso
Separe um vaso para ser utilizado, pegue um pouco de terra, peça a criança para colocar no vaso, até que a altura seja suficiente, peça para ela fazer um furo com os dedos, e colocar as sementes dentro do buraco feito, peça para tampar com a terra, ajude-o caso haja necessidade.
Converse com a criança que para a planta nascer é necessário vários fatores, como molhar todos os dias, como nós que temos que beber água todos os dias, que a terra é o alimento da planta, que ela precisa do sol para poder desenvolver. Após fazer isso deixe o vaso em um lugar bem visível, onde a criança poderá ver todos os dias e criar o hábito de regar, acompanhe todos os dias o desenvolvimento da planta. Mostre como é o desenvolvimento da planta, no Youtube existe um vídeo mostrando o crescimento da planta, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=YBTvgILU56o, explique para criança que essa filmagem demora dias para acontecer, mais se cuidar todos os dias do pé de milho ele irá crescer também.
*Dica para atividade: depois você pode fazer um balde de pipoca com os milhos que sobraram. E caso não tiver pipoca.
Caso não tiver pipoca para plantar faça com sementes de feijão, a intenção da atividade será a mesma. E se tiver um quintal com jardim pode plantar nele mesmo.


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Saberes e conhecimentos:
Ampliação do repertório artístico cultural, por meio da interação com diversas formas de expressões artísticas;

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Acompanhar brincadeiras, cantadas canções, músicas e melodias;

Procedimentos:
Proposta da página 15 do Caderno de Experiências Grupo 3, Música Alecrim Dourado.

Hoje iremos escutar a música “ Alecrim Dourado”, com o auxílio do aparelho de som, ou celular, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5-LpPe3XXtA com Isadora Canto, cantando e tocando violão , vamos dançar, cantar, e hoje iremos dançar para a Mamãe, para comemorarmos o Dia das Mães, que será no próximo domingo. Peça para criança criar seus próprios movimentos, conforme a música.
Após apresentar a música converse com a sua criança, fale sobre o alecrim, que é uma planta, uma erva bem cheirosa (caso tiver em casa mostre para criança). Depois converse com a criança sobre o Dia das Mãe, e se ela gostaria de fazer um buquê para a mamãe, o que acha ir para fora de casa e pegar florzinha, folhas, galhos para fazer um buquê lindo e presentear a mamãe, depois coloque em um vaso com água. Caso não tiver acesso a esse material, procure em revistas flores, ajude a criança achar as flores, recorte e peça para criança colar em uma folha de papel d e exponha nas paredes da casa, geladeira...
Após, a atividade pergunte o que ela mais gosta de fazer com a mamãe, as brincadeiras prediletas dos dois juntos. Depois ofereça papel e giz de cera, lápis de cor, canetinha, para a criança fazer um desenho bem Bonito da Mamãe.

E um Feliz Dia das Mamães a todas mamães, vovós, vovôs e papais que são mamães!!!
FELIZ DIA DAS MÃES!!!





REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.


PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Caderno de Experiências 2020 - Educação Infantil Grupo 3  / SUPED – Superintendência de Gestão da Políticas Educacionais, SEMED- Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Campo grande: 2020


PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Orientações Curriculares para a Educação Infantil: Jeitos de Cuidar e Educar / SUPED – Superintendência de Gestão da Políticas Educacionais, SEMED- Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Campo grande: 2017


SITES UTILIZADOS

Educação Infantil – Professora Dessire, Coronavírus: mãe ensina a filha o poder de lavar as mãos com sabão https://dessiral.blogspot.com/2020/03/coronavirus-mae-ensina-filha-o-poder-de.html

Educação Infantil – Professora Dessire, Semana da criança – peteca e TNT e papel,  disponível em: http://dessiral.blogspot.com/2017/10/semana-da-crianca-peteca-de-tnt-e-papel.html

Itaú Social, Leia para uma criança, Meu Amigo Robô, disponível online no endereço: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/meu-amigo-robo/



YOUTUBE

Ciranda Cirandinha - Galinha Pintadinha,  disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qzEcHMqqcuE

Como fazer a dobradura e recorte da ciranda de papel, disponível em:

Livro A Casa Sonolenta, história contada disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b6y2pgqmhgw

Música Alecrim Dourado, Isadora Canto , disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5-LpPe3XXtA
Música Escravos de Jó - Galinha Pintadinha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AJCVHKEohAg

Música O Ratinho, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=llMKe7qxo_w.

Palavra Cantada - Lavar as Mãos, disponível em :  https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk

Palavra Cantada a música Pot Pourri Parlendas, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs.

Vídeo Lapso de tempo: Milho, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YBTvgILU56o








Um comentário:

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS