Sequencia didática História João e o
Pé de Feijão
Planejamento para semana - História João e o Pé de Feijão
Idade 2 a 3 anos (Maternal)
SEGUNDA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Direito de aprendizagens:
PARTICIPAR
ativamente de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de
histórias, elaborando narrativas e suas primeiras escritas não convencionais ou
convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua imaginação e as formas de
expressá-los.
Experiências e conhecimentos: Conto de Histórias; Descrição de situações e
ambientes;
Objetivos: Contar
e recontar histórias e narrar situações;
Ações didáticas: Ouvir, contar e recontar histórias, lendas
fabulas, poesias, piadas, parlendas e trava-língua.
Procedimento: Será feita a Leitura da história “ João e o Pé de Feijão ”,
depois de feita a leitura será perguntado aos alunos o que entenderam da
história, iremos folhear novamente o livro e agora perguntar em cada página o
que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao
seu modo, depois de lida a história da forma que se lembraram vamos fazer um
comentário sobre a história, que João fez uma coisa que não poderia fazer, que
é pegar algo que não lhe pertence, falar que é errado. Depois pedir aos alunos
fazerem um belo desenho para registro.
09:30 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – João Trabalha
com um Martelo e cantigas de roda.
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR variadas
possibilidades de usos e combinações de materiais
Experiências e conhecimentos: Colagem
Objetivos: Construir
repertório gráfico e plástico, a partir da exploração de diferentes formas e
texturas.
Ações didáticas: Brincar com
misturas de diferentes texturas
Procedimento: Será lembrada a história de João e o Pé de
Feijão e pedido para fazerem uma colagem de folhas no caule do pé de Feijão e
colocar algodão no topo do caule. Primeiramente será pedido para os alunos irem
até o pátio da escola para recolherem algumas folhas para fazerem a colagem.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – “________”
(aluno) Comeu pão na casa do João
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO , GESTO E MOVIMENTOS
Direito de aprendizagens:
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu
corpo.
Experiências e conhecimentos: Equilíbrio corporal;
Objetivos: Explorar
formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
Ações didáticas: Tomar a brincadeira de faz de conta como
elemento privilegiado nessa faixa etária.
Procedimento: Vamos andar com pés de Gigante? Será feita uma
trilha no chão com fita crepe e apresentado o pé de gigante, feito de papelão
que será preso ao pé da criança, depois será pedido para o aluno fazer o trajeto
desenhado no chão.
09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Observar plantas e animais
Objetivos: Participar
de brincadeiras com elementos da natureza como água, areia, terra, plantas,
folhas e sementes.
Ações didáticas: Explorar o mundo físico e natural, por meio de
todos os sentidos.
Procedimento: Vamos plantar uma semente de feijão? Será
mostrado aos alunos um pé de feijão e as partes que o compõe, será mostrado as
sementes, o caule a raiz, as folhas, será conversado o que a planta precisa
para brotar e viver, depois será distribuído um copo descartável de café com nome de cada um, com algodão e
sementes de feijão, será pedido para colocarem as sementes no algodão e
colocarem um pouco de água, vamos observar durante os próximos dias o que
acontece. Tem um vídeo de 1:22 no YOUTUBE, da germinação do pé de feijão, muito
bom para mostrar as crianças no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=IsikQO9ptJ8.
09:30 Brincadeira com brinquedos (Livre)
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Vídeo da germinação da semente de feijão
SEXTA-FEIRA
07:00
Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/
quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens:
EXPLORAR elementos
da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Participar de brincadeiras envolvendo
cantigas, rimas, lendas ou parlendas;
Objetivos: Participar
de jogos e brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de
tempo e de espaço.
Ações didáticas: Ter contato com números identificá-los
gradativamente;
Procedimento: Vamos apresentar a parlenda “Um dois, Feijão
com arroz...” e iremos fazer um cartaz para a sala de aula. Depois da atividade
feita ressaltar o quanto o feijão e o arroz são importantes na nossa alimentação.
09:30 Brincadeira com panelinhas e
comidinhas.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideia para o cartaz
Esse
cartaz da atividade foi retirado do site da escola Magnum Buritis, no endereço:
http://www.magnumburitis.com.br/noticias-interna/parlendas---maternal-iii---2
FANTÁSTICO!
ResponderExcluirVOU FAZER ASSIM TAMBÉM,OBRIGADA!
Simplesmente ameeeeeeei! Parabéns pela criatividade, vou fazer essa semana! Muitíssimo obrigada! Bjs
ResponderExcluirAMEIIIII
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirAchei muito criativo e variado os momentos com as crianças, muito bom.
ResponderExcluirQue demais!
ResponderExcluirUso de uma história diferente das tradicionais.
Parabéns
Ótimas ideias!Organizadas pelos campos de experiência da BNCC.
ResponderExcluirAmei as atividades vou estar fazendo algumas delas.
ResponderExcluirParabéns ! Amei o plano de aula
ResponderExcluirParabéns, adorei, usarei em um trabalho da faculdadde, ms citarei onde retirei. Muito, Muito obrigada
ResponderExcluirOBRIGADA, VOU FAZER ESSA SEQUENCIA LINDA!!!
ResponderExcluiramei essa sequencia parabéns!
ResponderExcluirMaravilhoso o seu Blog, amei. Tem muitas atividades legais. Parabéns
ResponderExcluirAmei!!!! Parabéns, vou usar tbem.... muito obrigada!!!
ResponderExcluirAméi.. que belo trabalho
ResponderExcluirObrigada por compartilhar! Excelente!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirMuito bom. valeu!
ResponderExcluirAdorei as atividades, bem criativas vou fazer. Obrigada
ResponderExcluirParabens, amei as atividades, obrigada
ResponderExcluir