O QUE QUER ENCONTRAR NO BLOG?

SEQUENCIA DIDÁTICA HISTÓRIA JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO - PLANEJAMENTO PRONTO PARA SEMANA


Sequencia didática História João e o Pé de Feijão

Planejamento para semana -  História João e o Pé de Feijão
Idade 2 a 3 anos (Maternal)

SEGUNDA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Direito de aprendizagens:   
PARTICIPAR ativamente de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de histórias, elaborando narrativas e suas primeiras escritas não convencionais ou convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua imaginação e as formas de expressá-los.
Experiências e conhecimentos: Conto de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
Objetivos: Contar e recontar histórias e narrar situações;
Ações didáticas: Ouvir, contar e recontar histórias, lendas fabulas, poesias, piadas, parlendas e trava-língua.
Procedimento: Será feita a  Leitura da história “ João e o Pé de Feijão ”, depois de feita a leitura será perguntado aos alunos o que entenderam da história, iremos folhear novamente o livro e agora perguntar em cada página o que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao seu modo, depois de lida a história da forma que se lembraram vamos fazer um comentário sobre a história, que João fez uma coisa que não poderia fazer, que é pegar algo que não lhe pertence, falar que é errado. Depois pedir aos alunos fazerem um belo desenho para registro.
09:30 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


TERÇA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – João Trabalha com um Martelo e cantigas de roda.
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Direito de aprendizagens:   
EXPLORAR variadas possibilidades de usos e combinações de materiais
Experiências e conhecimentos: Colagem
Objetivos: Construir repertório gráfico e plástico, a partir da exploração de diferentes formas e texturas.
Ações didáticas: Brincar com misturas de diferentes texturas
Procedimento: Será lembrada a história de João e o Pé de Feijão e pedido para fazerem uma colagem de folhas no caule do pé de Feijão e colocar algodão no topo do caule. Primeiramente será pedido para os alunos irem até o pátio da escola para recolherem algumas folhas para fazerem a colagem.
 09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUARTA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – “________” (aluno) Comeu pão na casa do João
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO , GESTO E MOVIMENTOS
Direito de aprendizagens:   
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo.
Experiências e conhecimentos: Equilíbrio corporal;
Objetivos: Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas;
Ações didáticas: Tomar a brincadeira de faz de conta como elemento privilegiado nessa faixa etária.
Procedimento: Vamos andar com pés de Gigante? Será feita uma trilha no chão com fita crepe e apresentado o pé de gigante, feito de papelão que será preso ao pé da criança, depois será pedido para o aluno fazer o trajeto desenhado no chão.
 09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




QUINTA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Direito de aprendizagens:   
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Observar plantas e animais
Objetivos: Participar de brincadeiras com elementos da natureza como água, areia, terra, plantas, folhas e sementes.
Ações didáticas: Explorar o mundo físico e natural, por meio de todos os sentidos.
Procedimento: Vamos plantar uma semente de feijão? Será mostrado aos alunos um pé de feijão e as partes que o compõe, será mostrado as sementes, o caule a raiz, as folhas, será conversado o que a planta precisa para brotar e viver, depois será distribuído um copo descartável de café com nome de cada um, com algodão e sementes de feijão, será pedido para colocarem as sementes no algodão e colocarem um pouco de água, vamos observar durante os próximos dias o que acontece. Tem um vídeo de 1:22 no YOUTUBE, da germinação do pé de feijão, muito bom para mostrar as crianças no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=IsikQO9ptJ8.
 09:30 Brincadeira com brinquedos (Livre)
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vídeo da germinação da semente de feijão




SEXTA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens:   
EXPLORAR elementos da natureza ampliando seus saberes sobre o meio ambiente
Experiências e conhecimentos: Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas ou parlendas;
Objetivos: Participar de jogos e brincadeiras que utilizem a contagem oral de noções de quantidade, de tempo e de espaço.
Ações didáticas: Ter contato com números identificá-los gradativamente;
Procedimento: Vamos apresentar a parlenda “Um dois, Feijão com arroz...” e iremos fazer um cartaz para a sala de aula. Depois da atividade feita ressaltar o quanto o feijão e o arroz são importantes na nossa alimentação.
09:30 Brincadeira com panelinhas e comidinhas.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ideia para o cartaz


Esse cartaz da atividade foi retirado do site da escola Magnum Buritis, no endereço: http://www.magnumburitis.com.br/noticias-interna/parlendas---maternal-iii---2

21 comentários:

  1. FANTÁSTICO!
    VOU FAZER ASSIM TAMBÉM,OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente ameeeeeeei! Parabéns pela criatividade, vou fazer essa semana! Muitíssimo obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Achei muito criativo e variado os momentos com as crianças, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Que demais!
    Uso de uma história diferente das tradicionais.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Ótimas ideias!Organizadas pelos campos de experiência da BNCC.

    ResponderExcluir
  6. Amei as atividades vou estar fazendo algumas delas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, adorei, usarei em um trabalho da faculdadde, ms citarei onde retirei. Muito, Muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA, VOU FAZER ESSA SEQUENCIA LINDA!!!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso o seu Blog, amei. Tem muitas atividades legais. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Amei!!!! Parabéns, vou usar tbem.... muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilhar! Excelente!

    ResponderExcluir
  12. Adorei as atividades, bem criativas vou fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Parabens, amei as atividades, obrigada

    ResponderExcluir

Gostou ? Não gostou? Tem alguma sugestão?
Me conte o que achou!

ÚLTIMOS POST

DATAS COMEMORATIVAS