PLANEJAMENTO
ELABORADO PELA PROF. DESSIRE F. SALDANHA
PRIMEIRA
SEMANA DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Período
vespertino
1°
DIA
13:00 DESPERTAR DO REPOUSO
13:30 LANCHE/ ESCOVAÇÃO
14:00 ROTINA
/ CHAMADA/ CALENDÁRIO/ ANIVERSARIANTE/ NÚMEROS /ALFABETO
14:20 RODA DE
MÚSICA
14:30 ATIVIDADE
ÂMBITOS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS
|
CONHECIMENTOS
|
OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS
|
O EU, O OUTRO E NÓS
|
Conhecimento da rotina da instituição escolar e definir
os combinados de sala de aula
|
Respeitar regras básicas de convívio social nas
interações e diferentes situações no cotidiano da instituição;
|
Conversar
sobre os combinados, o que pode e não pode fazer, reforçar as palavras
mágicas por favor, obrigada, licença, desculpa, bom dia, boa tarde e boa
noite.
Conversar
sobre a rotina e os cartazes de nossa sala de aula, como calendário, chamada,
aniversário e rotina.
|
15:00 DESENHO COM INTERFERÊNCIA – Pedir
para os alunos fazerem um autorretrato na folha a4.
15:20 JANTAR
16:00 HORA DA HISTÓRIA
16:20 BRINCADEIRA LIVRE
17:00 SAÍDA
AVALIAÇÃO
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2°
DIA
13:00 DESPERTAR DO REPOUSO
13:30 LANCHE/ ESCOVAÇÃO
14:00 ROTINA
/ CHAMADA/ CALENDÁRIO/ ANIVERSÁRIANTE/ NÚMEROS /ALFABETO
14:20 RODA DE
MÚSICA
14:30 ATIVIDADE
ÂMBITOS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS
|
CONHECIMENTOS
|
OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS
|
O EU, O OUTRO E NÓS
|
Conhecimento da rotina da instituição escolar e definir
os combinados de sala de aula
|
Respeitar regras básicas de convívio social nas interações
e diferentes situações no cotidiano da instituição;
|
Fazer
um Tour (visita) por todas as dependências do CENTRO DE EDUCAÇÃO/ ESCOLA para
mostrar aos alunos.
Mostraremos
os banenheiros e falaremos sobre a importância da higiene, a cozinha onde são
preparados os alimentos, conheceremos as outras salas de aula, a sala dos
professores, a coordenação e secretário, coordenadora, e diretora, por fim
terminaremos brincando no pátio ou parque.
|
15:30 JANTAR
16:00 HORA DA HISTÓRIA
16:20 BRINCADEIRA DE CASINHA
17:00 SAÍDA
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3°
DIA
13:00 DESPERTAR DO REPOUSO
13:30 LANCHE/ ESCOVAÇÃO
14:00 ROTINA
/ CHAMADA/ CALENDÁRIO/ ANIVERSÁRIANTE/ NÚMEROS /ALFABETO
14:20 RODA DE
MÚSICA
14:30 ATIVIDADE
ÂMBITOS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS
|
CONHECIMENTOS
|
OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS
|
O EU, O OUTRO E NÓS
|
Identificação progressiva de
algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano em situações de interação;
|
Aprimorar as relações no
grupo e a conquista do trabalho autônomo;
|
Colocar os
alunos sentados em círculo e colocar uma venda em uma criança e escolher outra
criança para que a de olhos vendados possa descobrir quem é por meio do tato.
|
15:30 JANTAR
16:00 HORA DA HISTÓRIA
16:20 BRINCADEIRA COM MASSINHA
17:00 SAÍDA
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4°
DIA
13:00 DESPERTAR DO REPOUSO
13:30 LANCHE/ ESCOVAÇÃO
14:00 ROTINA
/ CHAMADA/ CALENDÁRIO/ ANIVERSÁRIANTE/ NÚMEROS /ALFABETO
14:20 RODA DE
MÚSICA
14:30 ATIVIDADE
ÂMBITOS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS
|
CONHECIMENTOS
|
OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS
|
O EU, O OUTRO E NÓS
|
Identificação progressiva de
algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano em situações de interação;
|
Aprimorar as relações no
grupo e a conquista do trabalho autônomo;
|
Fazer a leitura do livro Um Dia em que o Monstro Veio a Escola e conversar com os alunos sobre comportamento, mostrar imagens
de regras e fazer os combinados necessários.
|
15:30 JANTAR
16:00 BRINCADEIRA COM BLOCOS DE MONTAR
17:00 SAÍDA
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13:00 DESPERTAR DO REPOUSO
13:30 LANCHE/ ESCOVAÇÃO
14:00 ROTINA
/ CHAMADA/ CALENDÁRIO/ ANIVERSÁRIANTE/ NÚMEROS /ALFABETO
14:20 RODA DE
MÚSICA
14:30 ATIVIDADE
ÂMBITOS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS
|
CONHECIMENTOS
|
OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS
|
O EU, O OUTRO E NÓS
|
Identificação progressiva de
algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano em situações de interação;
|
Aprimorar as relações no
grupo e a conquista do trabalho autônomo;
|
Cada aluno receberá uma ficha com seu nome e irá
localizá-la no alfabeto da sala de aula, depois poderá desenhar da maneira
que quiser sua letra ou seu nome em sua ficha. Essa ficha será
utilizada todos os dias, durante a chamada dos alunos.
|
15:30 JANTAR
16:00 DESENHO LIVRE
16:20 BOLHAS DE SABÃO
17:00 SAÍDA
AVALIAÇÃO
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ótimas dicas, vou usar no colegio zona norte SP parabéns pelo conteúdo, top!
ResponderExcluir